2º maior sumidouro de carbono pode estar diminuindo

28 de março de 2021

A capacidade de absorção de carbono pelo solo pode estar diminuindo conforme aumenta a concentração de CO2 na atmosfera, ao contrário do que nossa intuição diria. Estima-se que o maior sumidouro de carbono do mundo, o oceano, retenha quase 38 trilhões de toneladas de carbono. O segundo, os solos que compõem os continentes, outros 12 trilhões. 30% do que a humanidade emite anualmente é removido pelos primeiros metros de solo – aliás, usando plantas e o restante da biosfera como intermediário.

Sabe-se que um aumento na concentração de CO2 na atmosfera aumenta sua absorção pela vegetação. Para entender o quanto desse carbono é transferido para o solo, pesquisadores do Woods Hole Institute reviram mais de 100 trabalhos científicos e concluíram que o mundo é mais complicado do que parece. Um pequeno aumento na concentração de CO2 aumenta, também, a quantidade de carbono fixado no solo. Mas com um aumento maior, o solo passa a liberar mais CO2 do que consegue fixar. O resultado é importante porque os modelos matemáticos usados pela climatologia assumem que a capacidade do sumidouro solo aumenta com a concentração de CO2 na atmosfera. Agora, precisarão rever as contas.

O trabalho foi publicado pela Nature e foi considerado importante o suficiente para ser comentado na própria Nature. O The Guardian também destacou esse resultado.

 

ClimaInfo, 29 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar