Países precisam priorizar o abandono do carvão, defende presidente da COP26

17 de maio de 2021

Se quiserem manter viva a possibilidade de se conter o aquecimento do planeta em 1,5oC neste século, os países precisam acelerar o mais rápido possível o abandono do carvão como opção para geração de energia. Para o futuro presidente da Conferência do Clima de Glasgow (COP26), Alok Sharma, o fim do carvão “é nossa última esperança” para viabilizar esse objetivo. Para o representante do governo britânico, anfitrião do encontro, a COP26 pode ser uma ocasião-chave para que o carvão deixe de ser consumido.

O contexto atual, no entanto, diz outra coisa: mesmo com a queda no consumo de carvão, países como China e Índia seguem apostando nesse combustível fóssil como uma alternativa para se gerar energia barata e apoiar os esforços de recuperação econômica pós-pandemia.

Mesmo em países em que o carvão está em baixa, como os EUA e as nações europeias, o “ritmo de abandono” desse combustível está aquém do necessário para se viabilizar a meta de 1,5oC de aquecimento. Como o Guardian bem lembrou, até mesmo o Reino Unido, sede da COP26, foi alvo de críticas pesadas dentro e fora do país por causa de um polêmico projeto de mina de carvão em Cumbria, no norte da Inglaterra. De toda maneira, os britânicos querem aproveitar a Conferência para pautar um acordo internacional com o objetivo de acelerar o abandono do carvão na próxima década. BBC, Climate Home e Reuters também destacaram a ofensiva diplomática dos britânicos contra o carvão.

Ainda sobre a COP26, Sharma também confirmou nesta 6a feira (14/5) que o governo britânico pretende realizar o encontro de maneira presencial e que está estudando maneiras para facilitar a participação física dos negociadores em Glasgow no mês de novembro. Entre as medidas especuladas, estão a criação de um programa internacional de vacinação para participantes da COP26 e a realização contínua de testes de COVID-19 para se evitar a disseminação do novo coronavírus durante a Conferência. Associated Press, Financial Times e Guardian deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar