Fome no mundo deve aumentar com a crise do clima

Fome no mundo

A continuar a tendência de aumento do aquecimento global, a produtividade das lavouras em todo o mundo pode cair 10% até 2050 e até 25% ao final do século. Levando em conta o crescimento populacional projetado, o déficit de alimentos pode significar que a fome será, mais uma vez, um dos cavaleiros do apocalipse. Estes são resultados de um cruzamento entre os cenários de temperatura e pluviometria de modelos climáticos com os históricos de produtividade das principais culturas ao redor do mundo.

Como esperado, a produtividade sofrerá uma queda maior na região entre os trópicos do que nas regiões temperadas, acentuando ainda mais a desigualdade entre ricos e pobres. Esses são resultado de um trabalho que acaba de sair no Journal of Environmental Economics and Management.

Tim Rathford, na Climate News Network, comentou o trabalho e lembrou de outro, que saiu em maio na One Earth, dizendo que, ao final do século, é possível haver uma quebra de até ⅓ da produção de alimentos, cenário severamente mais grave.

Para evitar o desastre, os autores do primeiro trabalho dizem que os fazendeiros precisarão se adaptar radicalmente, “mudando as variedades de culturas, mudando as datas de plantio e colheita, adotando novas tecnologias agrícolas e investindo em mais ou diferentes máquinas agrícolas.”

 

Leia mais sobre fome e clima no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.