Discreto, novo ministro do meio ambiente prepara estratégia do Brasil para COP26

5 de julho de 2021

Aos poucos, o novo ministro do meio ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, começa a se posicionar politicamente dentro e fora do governo. No Valor, Daniela Chiaretti escreveu sobre a participação dele em reunião do Fórum Brasileiro de Mudança Climática (FBMC), o primeiro evento público de Pereira Leite com ambientalistas.

Dentre as promessas, levar o tema de “clima e florestas” para a Conferência do Clima de Glasgow (COP26) e voltar a promover um pavilhão oficial do país no espaço do evento.

Segundo ele, o governo quer mostrar nesse estande “cases do Brasil real” de ação climática ligada à indústria, energia, transporte e agricultura. Pereira Leite também negou que o governo pretenda realizar uma “COP paralela”, mas confirmou planos para um espaço físico em Brasília com conexão virtual direta com o estande brasileiro em Glasgow durante a Conferência.

Ao mesmo tempo, Pereira Leite também ensaiou uma abertura para o diálogo com a sociedade civil, pedindo aos integrantes do FBMC contribuições para apoiar o posicionamento brasileiro para a COP26.

A promessa de diálogo também tem sido o foco na interação com outros atores dentro e fora do governo: o novo ministro se reuniu na semana passada com o vice-presidente Hamilton Mourão, o primeiro encontro desde a troca ministerial. Mourão era um crítico aberto de Ricardo Salles no governo e não escondeu a satisfação com a saída dele: segundo o vice, a troca “vai melhorar para todo mundo”.

Segundo a CNN Brasil, Pereira Leite também quer se encontrar com representantes diplomáticos da União Europeia e dos EUA, com vistas a retomar negociações de ajuda ambiental para o Brasil.

De seu lado, o chanceler Carlos França fez na semana passada sua primeira viagem internacional desde a mudança no comando do Itamaraty, em março passado. Em visita a Lisboa, o ministro de relações exteriores reforçou que o Brasil está disposto a negociar compromissos ambientais adicionais com a UE para facilitar a aprovação do acordo comercial com o Mercosul. Folha e O Globo deram mais detalhes.

Em tempo: A ministra Cármen Lúcia, do STF, repassou o inquérito contra o ex-ministro Ricardo Salles para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para que a Corte decida sobre a continuidade das investigações. Ao deixar o ministério, Salles perdeu o foro privilegiado, o que automaticamente retirou a competência do STF para analisar o caso. Caberá agora ao TRF-1 repassar o inquérito para a Justiça Federal do Amazonas ou do Pará. O caso analisa o envolvimento de Salles na defesa de empresas proprietárias de carregamento de madeira de origem suspeita apreendida pela Polícia Federal no final de 2020. CNN Brasil, G1 e Poder360 repercutiram a notícia.

 

Leia mais sobre COP26 e Joaquim Álvaro Pereira Leite no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar