Chuva torrencial no leste, calor intenso no oeste: o cerco da crise climática na América do Norte

Chuvas NY Calor no oeste

O calor segue inclemente no oeste dos EUA. No Vale da Morte, na Califórnia, os termômetros superaram os 54°C na última 6a feira (9/7), informou a BBC. O NY Times destacou o impacto do calor persistente, que já causou quase 200 mortes na última semana nos estados de Oregon e Washington. Para piorar, as temperaturas seguem altas mesmo no período noturno, com as noites se aquecendo mais rápido do que os dias na maior parte dos EUA.

O Guardian mostrou os dilemas de agricultores no Vale Central da Califórnia, outrora uma das áreas mais férteis do país: sem água e com a produção comprometida, muitos deles (especialmente os mais pobres, de origem latino-americana) começam a temer o colapso da produção, o que os tornará mais vulneráveis ao risco de insegurança alimentar. Já a Associated Press destacou a situação dos vinicultores californianos, que se desdobram para salvar a produção do calor e da fumaça dos incêndios florestais.

No Oregon, um foco de fogo derrubou três linhas de transmissão de energia no sul do estado neste final de semana, prejudicando o fornecimento de energia para boa parte da costa ocidental dos EUA. Segundo a Bloomberg, o governo da Califórnia alertou seus moradores sobre o risco de blecautes. Mais ao norte, na província canadense da Colúmbia Britânica, os moradores de Lytton fazem as contas do prejuízo causado pelo incêndio que consumiu a pequena vila na última semana. O NY Times deu mais detalhes.

Do outro lado dos EUA, a situação é inversa: a passagem do furacão Elsa na costa leste causou chuva intensa no noroeste do país. Em Nova York, estações e linhas de metrô foram inundadas na última 5a feira (8/7). As redes sociais foram tomadas por imagens virais da água se acumulando no subterrâneo, em cenas parecidas com as do filme “Titanic” (1997).

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez usou as imagens da inundação em NY para cobrar a oposição republicana no Congresso que tem se posicionado contra o Green New Deal, um plano massivo de investimento e ações para infraestrutura com foco em mitigação e adaptação climática.

Na mesma linha, o NY Times lembrou que a maior metrópole dos EUA segue despreparada para enfrentar eventos extremos.

CNN, Guardian, Independent, NBC News e Washington Post repercutiram os efeitos da passagem do Elsa na costa leste dos EUA.

 

Leia mais sobre eventos climáticos extremos e ondas de calor hemisfério norte no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 12 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.