Noruega, o novo “Fundo Indonésia” e a dificuldade em rastrear o óleo de palma

20 de fevereiro de 2019

Assim como fez com o Fundo Amazônia, a Noruega assinou um acordo de US$ 1 bilhão com a Indonésia para ajudar a conter o desmatamento. Finalmente, dez anos depois de assinado, foi feito o primeiro pagamento, fruto de uma queda no desmatamento medido pelo governo e corroborado por ONGs. O ato foi comemorado, embora a quantia, da ordem de US$ 20 milhões não seja lá grande coisa, mas sinaliza que a Noruega cumpre sua parte, pagando, quando a outra parte cumpre a sua, parando de desmatar. O artigo da Reuters fala mais do acordo e dos esforços do país para conter o desmatamento.

Já outro artigo, também da Reuters, fala do mercado de óleo de palma na Europa, onde apenas 74% do produto é certificadamente livre de desmatamento. Dez países europeus haviam se comprometido a só comprar óleo de palma certificado a partir de 2020. Na toada atual, a meta não será cumprida. Enquanto países mais ao norte da Europa estão fazendo a lição de casa, os governos de Portugal, Espanha e Itália estão devendo. O artigo ainda conta a história da Roundtable on Sustainable Palm Oil e o avanço da pauta na Europa.

 

Boletim ClimaInfo, 20 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar