Clima extremo: chuvas fora de época causam mortes na Índia e no Nepal

enchentes Nepal e Índia

Mais de 150 pessoas morreram na Índia e no Nepal nos últimos dias, enquanto as fortes chuvas de monção provocaram enchentes, destruíram casas, plantações e infraestrutura, isolando milhares de pessoas.

No Nepal, onde chuvas extremas causaram deslizamentos de terra nas áreas rurais e destruíram casas, estradas e pontes, 77 pessoas foram encontradas mortas e dezenas ainda estão desaparecidas, segundo a Reuters. Esse número provavelmente aumentará, já que muitas áreas afetadas permanecem inacessíveis.

No estado de Uttarakhand, no norte da Índia, 48 mortes já foram confirmadas à Reuters. Nesse estado fica o distrito de Nainital, onde caíram 340 mm de chuva em 24 horas na terça-feira – o maior índice registrado desde que uma estação meteorológica foi instalada lá em 1897, segundo o Guardian. Isso fez com que o lago de Nainital transbordasse, isolando totalmente a área. Até o momento, Uttarakhand recebeu 485% a mais de chuva do que a média, de acordo com dados do Departamento Meteorológico da Índia.

O clima extremo foi atribuído à crise climática, mas especialistas dizem que em estados como Uttarkhand os problemas são agravados pela construção de barragens e estradas no frágil Himalaia. Esses projetos frequentemente invadem os rios, desestabilizando as montanhas e tornando a região mais vulnerável a eventos extremos.

New York Times, France24 e Euronews também destacaram as enchentes na índia e no Nepal. A AP, por sua vez, abordou as enchentes na Tailândia, que já afetaram mais de 38 mil residências.

 

ClimaInfo, 22 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.