Jovens pedem ação contra “PL da Boiada” na COP26

COP26 kátia abreu

Outrora Miss Motosserra, a senadora Kátia Abreu foi surpreendida nesta 3ª feira (9/11) na COP26 ao ser abordada por um grupo de jovens brasileiros com uma singela caixa preta com a inscrição “Missão Impossível”. Ao abri-la, a ex-ministra se deparou com um pedido da juventude: barrar o projeto de lei 2.159/2020 (vulgo PL da Boiada), do qual é relatora, que modifica as regras de licenciamento ambiental.

“O Licenciamento Ambiental é um instrumento muito importante para a redução de impactos negativos das atividades econômicas. Se aprovado, o PL relatado pela senadora Kátia Abreu irá resultar no fim do Licenciamento Ambiental no Brasil”, escreveu o grupo em sua conta no Twitter.

Constrangida, a senadora beijou a testa de uma das jovens indígenas presentes no ato e contemporizou a cobrança da juventude, dizendo que “pode deixar que nada faremos contra nossa Amazônia, viu?”. Folha, Neomondo, O Globo e Valor deram destaque à ação.

Por falar em constrangimento, a Comissão de Meio Ambiente do Senado apresentou ontem (10/11), em Glasgow, um relatório que sintetiza os desmandos e abusos do governo Bolsonaro na questão ambiental no Brasil. O propósito do documento é contrastar o “Brasil irreal” apresentado pelo governo na COP com a realidade em campo, na qual a legislação ambiental é enfraquecida e os órgãos de proteção do meio ambiente enfrentam sucateamento e desmoralização. O Congresso em Foco deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 11 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.