Desmatamento do Cerrado força migração do mosquito da dengue para cidades

dengue

Estudo de cientistas da UNESP publicado na revista científica PLOS mostra como o aumento no número de casos de dengue no Cerrado está diretamente ligado ao avanço da destruição do bioma.

O Brasil responde por 36,5% do total de 2,7 milhões de casos de dengue registrados em 2020, sendo que mais da metade deles foi registrada no Cerrado.

Os autores projetam um aumento considerável de casos em 2030 se o desmatamento continuar no ritmo atual. O estado que mais preocupa é Minas Gerais, onde os registros de casos dobrariam, dos atuais 2,2 mil casos por 100 mil habitantes para 4 mil por 100 mil habitantes. Para os autores, o país terá que controlar o desmatamento e adotar novas políticas ambientais e de saúde pública para reverter essa tendência.

Segundo o Estadão, que noticiou o estudo, cientistas mais pessimistas acham que, até 2030, o ecossistema pode estar totalmente destruído.

Em tempo: Daniela Chiaretti escreveu sobre o papel estratégico dos ativos do Cerrado para a preservação do bioma a partir de um estudo sobre a cadeia produtiva do baru produzido por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. São duas matérias que valem a pena conferir. Elas podem ser acessadas aqui e aqui.

 

ClimaInfo, 20 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.