A ficção das promessas ambientais de Bolsonaro à OCDE

28 de janeiro de 2022

A negação bolsonarista da realidade está estampada na carta enviada pelo presidente ao secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Mathias Cormann. O Valor Econômico registra a obra de ficção, que afirma o compromisso de seu mandato com o Acordo de Paris. Só que não. No ano passado, pós-COP26, o INPE registrou um aumento de 22% no desmatamento em comparação ao ano anterior. Há dez dias, dados do Imazon mostraram que os incêndios na Amazônia cresceram 29% em 2021, o pior em uma década.

Em um choque de realidade, O Globo e o UOL publicam a entrevista do embaixador do Brasil junto à OCDE, Carlos Cozendey, na qual ele diz que o Brasil precisa reduzir suas taxas de desmatamento para acelerar a negociação e entrar neste “clube dos países ricos”.

Em artigo sobre a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, o Poder 360 informa que até os profissionais do Departamento de Estado que defendiam uma relação cooperativa com Bolsonaro (e eram muitos) perderam a paciência quando o país escondeu os dados de crescimento do desmatamento para divulgá-los depois da COP26.

Em tempo: A Human Rights Watch informa que organizações indígenas, ambientais e de Direitos Humanos de 62 países enviaram uma carta aberta às autoridades da UE exigindo que as empresas respeitem os direitos das comunidades tradicionais sobre seus territórios. O projeto de regulamento da UE sobre produtos livres de desmatamento propõe restringir as importações de importantes commodities agrícolas cultivadas em terras desmatadas após 2020, mas não impõe restrições a commodities vinculadas a violações de direitos.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar