Mesmo com metas verdes, grandes bancos europeus seguem investindo bilhões em energia fóssil

15 de fevereiro de 2022

Diante da intensificação da crise climática, refletida pelo aumento dos eventos extremos, é passada a hora de ver as organizações alinharem discurso e prática. Porém, no mundo corporativo – principalmente no setor bancário – ainda se vê as mesmas organizações fazendo jogo duplo. Com uma mão batem nas costas de negociadores do clima, se comprometendo com o net-zero; com outra, financiando negócios envolvendo petróleo e gás.

Segundo o Guardian e outros veículos de imprensa internacional, os 25 maiores bancos europeus, liderados por HSBC, Barclays e BNP Paribas, forneceram US$ 55 bilhões (o equivalente a R$ 275 bilhões) em empréstimos e outros financiamentos a 50 grandes corporações – entre elas a ExxonMobil – envolvidas com perfuração de novos poços de petróleo e exploração de gás. O levantamento foi feito pela ShareAction.

Vale lembrar que essas mesmas instituições financeiras tinham assinado na ONU, em 2021, o “Net-Zero Banking Alliance” (NZBA), um compromisso internacional de redução das emissões de gases de efeito estufa a partir dos seus financiamentos. Bloomberg, Reuters e BBC News escreveram sobre o caso.

 

ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar