Maior presença humana na Antártica está intensificando derretimento do gelo

Antártica presença humana

A poluição por carbono negro (fuligem) na Antártica gerada pelo turismo e por atividades de pesquisa na região, está aumentando o derretimento da neve no continente em cerca de 83 toneladas para cada visitante, de acordo com uma nova pesquisa publicada na Nature repercutida pelo The Guardian.

Os cientistas estimaram que o carbono negro produzido por navios, aviões e geradores a diesel resulta em 23 milímetros de derretimento de neve adicional a cada verão nas áreas mais visitadas.

A Vox informa que algumas das mudanças mais profundas no gelo da Terra são em grande parte invisíveis porque estão acontecendo muito abaixo da superfície. O gelo terrestre e as plataformas de gelo estão se esgotando por baixo – e muito mais rápido do que o esperado. Como o gelo se reúne em camadas de quilômetros de espessura nas proximidades dos pólos do planeta, seu derretimento se torna uma força geológica que pode mover montanhas e remodelar os contornos do planeta.

Em tempo: Um novo relatório do IPCC sobre os impactos das mudanças climáticas provavelmente trará a avaliação mais preocupante até agora de como o aumento das temperaturas afeta todos os seres vivos, alerta a BBC, que também informa que os resultados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.

 

ClimaInfo, 23 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.