Clima extremo: enchentes causam devastação na Índia e Bangladesh

Clima Extremo Índia Bangladesh
Anuwar Hazarika/Reuters

As chuvas de monção chegaram antes da hora no leste da Índia e em boa parte de Bangladesh neste final de semana. De acordo com a Associated Press, ao menos 24 pessoas morreram nos últimos dias na Índia em decorrência das fortes chuvas e das inundações-relâmpago. Cerca de 90 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por conta do avanço da água.

A AFP confirmou que as chuvas impactaram mais de 2 milhões de pessoas; muitos rios da região nordeste do país atingiram o maior nível em duas décadas. Em Zakiganj, na Índia, o rompimento de uma grande barragem no rio Barak inundou pelo menos 100 vilarejos. No Nepal, também atingido pelo dilúvio, diversos vilarejos estão sob risco com o possível colapso de represas nas áreas montanhosas.

A UNICEF alertou que as fortes chuvas ameaçam também a oferta de alimentos e de remédios às famílias necessitadas em uma das áreas mais pobres do planeta. A contaminação da água por dejetos e esgoto tem espalhado doenças como icterícia e febre tifóide em áreas no Nepal. A Al-Jazeera destacou a notícia e mostrou imagens das chuvas no leste da Índia.

O NY Times destacou o impacto cada vez maior dessas chuvas na porção leste do subcontinente indiano, potencializada pela mudança do clima.

Ao mesmo tempo, a forte onda de calor que aflige o lado oeste da Índia e o Paquistão segue deixando as temperaturas bem acima do normal, com mínimas na casa dos 35ºC e máximas de até 45ºC.

 

ClimaInfo, 24 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.