Mudança do clima leva ar úmido à Groenlândia e intensifica degelo

Groenlândia degelo
Pixabay

Uma pesquisa de cientistas da Dinamarca analisou as correntes de vento e de umidade atmosférica que estão levando ar mais quente e úmido para a Groenlândia, o que está acelerando o derretimento de suas camadas de gelo. O estudo analisa em especial fenômenos observados nos últimos anos na ilha da América do Norte, como o registro de chuvas em áreas mais altas e distantes, onde deveria estar caindo neve. A água que cai no topo das geleiras cria rios e lagos que, com o tempo mais quente, intensificam a perda de gelo.

Mas o que está levando a chuva para a Groenlândia? De acordo com os autores, uma corrente de vapor quente se formou em agosto de 2021, criando um “rio atmosférico” que levou o ar mais úmido do oceano para dentro da ilha. “O que percebemos é que esse rio atmosférico tem muito mais a ver com o calor, e o calor foi o principal responsável pelo derretimento”, observou Jason Box, do Serviço Geológico da Dinamarca e da Groenlândia, ao Washington Post. “O que eu diria que não é natural termos mais calor no sistema e você está observando extremos maiores e mais intensos”.

No fenômeno observado em agosto passado, o estudo assinala que a maior parte do derretimento resultou de temperaturas elevadas do ar, que escureceram a superfície do manto de gelo e aumentaram a absorção da radiação solar. Como isso aconteceu em áreas mais altas, o  gelo derretido potencializou a perda do manto congelado, com derretimento adicional nos dias seguintes à chuva. “A superfície fica em um estado escurecido e permanece assim por mais de uma semana. Isso efetivamente dobra o derretimento”.

O estudo foi publicado na revista Advancing Earth and Space Science.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.