Ministro não consegue fechar equipe e Minas e Energia sofre “apagão”

16 de janeiro de 2023

O novo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está enfrentando dificuldades para conseguir fechar sua equipe neste começo de governo. A pasta foi uma das mais prejudicadas pela exoneração em massa de mais de 1,2 mil pessoas que ocupavam cargos de confiança na gestão do ex-presidente Bolsonaro. No entanto, indicações do próprio ministro também estão causando problemas dentro do governo.

Um dos nós cegos é a secretaria-executiva do MME. O nome preferido de Silveira para o posto é o de Bruno Eustáquio, que foi secretário-adjunto da pasta na gestão Temer e secretário-executivo do antigo Ministério da Infraestrutura no governo passado. Segundo a Folha, a indicação de Eustáquio foi barrada pela Casa Civil na última 5ª feira (12/1).

Uma das justificativas para a negativa do Palácio do Planalto está no próprio momento político: depois dos atentados terroristas cometidos por bolsonaristas no último dia 8, manter qualquer nome que tenha participado da gestão do ex-presidente no novo governo resultaria em preocupações adicionais desnecessárias.

Além de Eustáquio, outros nomes cotados para o cargo são o do ex-diretor-geral da ANEEL, André Pepitone; do presidente da ABRACE, Paulo Pedrosa, que foi secretário-executivo do MME no governo Temer; e o de Maurício Tolmasquim, que também desempenhou a mesma função no primeiro governo Lula.

Segundo o Valor, o “travamento” do MME está prejudicando a resposta do ministério aos atos de vandalismo contra torres de transmissão de energia elétrica em diversos estados do Brasil. Sem pessoal para lidar com a crise, a atribuição foi repassada à ANEEL.

A ANEEL confirmou uma nova ocorrência de vandalismo contra a rede elétrica nacional. O crime teria ocorrido na última 5ª feira em uma torre de transmissão em Rio das Pedras (SP), na linha de alta tensão que liga as cidades paulistas de Assis e Sumaré. Além desse episódio, ataques contra linhas e torres de transmissão também foram registrados na última semana nos estados do Paraná e Rondônia. CNN Brasil, Estadão, Metrópoles e O Globo deram mais informações.

 

ClimaInfo, 16 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar