Brasil ganha 1,7 milhão de hectares de superfície de água, mas tendência é de seca

17 de fevereiro de 2023
Brasil superfície de água
Greenpeace

O ano de 2022 trouxe uma notícia ligeiramente positiva para os recursos hídricos no Brasil. Graças às chuvas mais intensas, a superfície de água no país ficou 1,5% acima da média histórica no ano passado, ocupando cerca de 18,2 milhões de hectares (2% do território nacional). Os dados são do MapBiomas Água, levantamento feito pela plataforma MapBiomas divulgado nesta 5ª feira (16/2).

Entre 2021 e 2022, o Brasil recuperou 1,7 milhão de hectares de superfície de água, com destaque para o Cerrado (+11,1%) e a Amazônia (+6,2%). Apesar do ganho no último ano, o país perdeu 1,5 milhão de hectares de superfície de água desde 1985.

Essa perda é generalizada em todos os biomas, mas foi mais proeminente no Pantanal, onde o déficit de cobertura de água foi de 81,7%, bem acima do segundo lugar, a Caatinga (-19,1%). A redução do Pantanal colocou o Mato Grosso do Sul na liderança dos estados com maior perda de superfície de água nas últimas três décadas e meia: queda de 57% em relação a 1985, ou 781.691 hectares.

“Apesar do sinal de recuperação que 2022 representou, a série histórica aponta para uma tendência predominante de redução da superfície de água no Brasil”, alertou Carlos Souza, pesquisador do Imazon e coordenador do mapeamento do MapBiomas. “Todos os anos mais secos da série histórica do MapBiomas ocorreram nesta e na última década. O intervalo entre 2013 e 2021 engloba os dez anos com menor superfície de água, o que torna essa última década a mais crítica da série histórica.”Os dados do MapBiomas Água tiveram destaque em diversos veículos, como Folha, Globonews, Metrópoles, O Globo, R7 e VEJA, entre outros.

ClimaInfo, 17 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar