Governo promete proteção a indígenas e ambientalistas no Vale do Javari 

Vale do Javari proteção
Reuters

O governo federal anunciou nesta 2ª feira (27/2) novas medidas para garantir a proteção de comunidades indígenas e defensores dos Direitos Humanos e do meio ambiente no Vale do Javari, no norte do Amazonas. A área ganhou destaque no ano passado depois dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips por pescadores ilegais.

Entre as medidas anunciadas, está a inclusão dos defensores de direitos da região no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Além disso, o governo criou um grupo de trabalho para articular uma política permanente para esses ativistas no Vale do Javari.

“Nosso intuito é ter uma política efetiva de proteção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas, atuando na segurança e na defesa daqueles territórios oprimidos por interesses antidemocráticos”, afirmou a secretária-executiva do MDHC, Rita Oliveira. A Agência Brasil deu mais detalhes.

A comitiva de representantes do governo federal contou com a presença da antropóloga Beatriz Matos, viúva de Bruno Pereira. Ela assumiu a direção do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados da FUNAI, posto que chegou a ser ocupado pelo falecido marido.

“Essas mortes do Bruno e do Dom levaram a uma insegurança extrema para eles [indígenas e servidores], que se perguntam: ‘se fizeram isso com o Bruno, que era um branco, que trabalha na FUNAI, o que não farão com a gente?’ Então acho que é importante fazer uma demonstração de força para dizer para a bandidagem que essa questão é muito séria e o governo está de olho”, disse Beatriz ao jornal O Globo.

A viúva de Dom Phillips, Alessandra Sampaio, também acompanhou a comitiva governamental no Vale do Javari. Ao Guardian, ela ressaltou sua vontade de continuar a luta do marido em defesa da Amazônia. “Não considero uma obrigação continuar seu legado. Vejo isso como um privilégio”, disse.

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.