Nestlé compra colágeno de gado criado em áreas desmatadas ilegalmente no Brasil

6 de março de 2023

Dezenas de milhares de cabeças de gado criadas em fazendas envolvidas com o desmatamento da Amazônia e do Cerrado foram abatidas em grandes frigoríficos ligados à cadeia internacional de colágeno, que movimenta US$ 4 bilhões anualmente. Parte dessa substância vem sendo comprada pela multinacional suíça Nestlé, segundo uma investigação conduzida por O Joio e O Trigo, The Bureau of Investigative Journalism, The Guardian e ITV.

No Brasil, uma das produtoras de colágeno é a Rosselet, que extrai a proteína de carcaças de gado em uma fábrica em Amparo (SP). A empresa pertence à norte-americana Darling Ingredients.

Em parceria com a organização Center for Climate Crime Analysis (CCCA), a investigação encontrou pelo menos 2.600 km2 de desmatamento desde 2008 ligados à cadeia de suprimentos de duas empresas em território brasileiro com conexões com a Darling: a já mencionada Rousselot e a Gelnex, em processo de aquisição pela empresa.

A Nestlé comercializa o colágeno pela marca Vital Proteins, fenômeno de vendas que tem a atriz Jennifer Aniston como diretora criativa e garota-propaganda. No Brasil, a Vital Proteins é vendida em farmácias e pode ser encontrada com facilidade. Em outros países, pode ser comprada online pela Amazon e em supermercados como Walmart e Costco, nos Estados Unidos, e Holland & Barrett e Boots, no Reino Unido.

De acordo com a análise feita em parceria com o CCCA, a maior parte das fazendas fornecedoras envolvidas em desmatamento estão localizadas nos estados do Pará e no Tocantins, incluindo municípios visitados pela reportagem, como Marabá e Bom Jesus do Tocantins.

Ainda não está claro o percentual exato de colágeno brasileiro destinado à Vital Proteins. O que se sabe é que a Nestlé compra colágeno da Darling Ingredients. E a Rousselot, sua subsidiária em nosso país, compra parte de sua matéria-prima – aparas e raspas de couro – do BluBrasil, curtume localizado dentro de um complexo da indústria pecuária em Bataguassu (MS). Esse complexo é arrendado pela Marfrig, o segundo maior frigorífico do Brasil.

Em tempo: Iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) para promover um diálogo global sobre a Amazônia, o Amazoniar lançou a cartilha “Soluções para o desmatamento da Amazônia”. A publicação apresenta em detalhes quatro soluções possíveis no combate ao desflorestamento: destinação de florestas públicas; incentivos à conservação em áreas privadas; aumento da produtividade agropecuária; e fortalecimento de comando e controle.

ClimaInfo, 7 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar