Cargill é alvo de denúncia na OCDE por falta de rastreabilidade da soja brasileira e impacto no desmatamento

4 de maio de 2023

A gigante do agronegócio Cargill foi denunciada à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) por causa de falhas no processo de verificação da legalidade ambiental da soja brasileira comprada por ela. A denúncia foi apresentada pela entidade ClientEarth, especializada em litigância socioambiental e climática.

Segundo ela, a empresa não realiza análises adequadas sobre a maior parte da soja que compra, processa e comercializa, o que a torna conivente com práticas ilegais no que diz respeito ao desmatamento de biomas no Brasil e os Direitos Humanos dos trabalhadores que atuam nessa cadeia.

“A Cargill afirma ter um sofisticado sistema de monitoramento, verificação e relatórios para acabar com o desmatamento relacionado à produção de soja em suas cadeias de abastecimento. No entanto, nossa análise de suas políticas e documentos conta uma história diferente, [repleta] de falhas que colocam a empresa em violação às diretrizes da OCDE”, afirmou a ClientEarth.

Segundo a entidade, a Cargill não mostra elementos que comprovem a realização de due diligence adequada sobre a soja comprada de fornecedor indireto (como cooperativas e comerciantes), que representa 42% de toda a soja brasileira processada pela empresa. Da mesma forma, ela não demonstra ter controle sobre aspectos relacionados à mudança indireta no uso da terra, especialmente nas lavouras de soja do Cerrado brasileiro.

A Cargill é parte da moratória da soja, acordo que impede a compra do grão produzido em áreas desmatadas na Amazônia a partir de 2006, e é contra a expansão do mecanismo para os demais biomas. “Dada a influência de mercado, know-how e recursos massivos da Cargill, ela deveria ter sistemas e políticas que mantivessem o desmatamento e a conversão de ecossistemas e abusos de Direitos Humanos fora de sua cadeia de suprimentos e, portanto, fora dos nossos alimentos diários. É do interesse de longo prazo da empresa colocar isso em prática”, destacou a entidade.

A denúncia foi feita ao Ponto Nacional de Contato da OCDE nos Estados Unidos, país onde a Cargill está sediada. Em termos práticos, a ação não possui peso jurídico, mas pode trazer problemas para a empresa em outros países da OCDE, que possui uma cartilha para multinacionais que orienta os mecanismos internos de due diligence.

Guardian e Valor repercutiram a ação contra a Cargill na OCDE.

Em tempo: O Valor também destacou a parceria entre o governo do Pará, o Centro de Inteligência Territorial (CIT) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que resultou no desenvolvimento do Selo Verde 2.1, uma plataforma que mapeia as cadeias produtivas da soja e da carne bovina no estado. Com base em 30 bancos de dados públicos e imagens de satélite com alta resolução, a ferramenta consegue fazer o diagnóstico socioambiental de mais de 280 mil fazendas paraenses. O projeto conta com apoio tecnológico e financeiro do grupo Amazon no Brasil.

ClimaInfo, 5 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar