Tribunal alemão condena montadoras por fraudar emissões de carros a diesel

27 de junho de 2023
Dieselgate condenação Audi
AP / Matthias Schrader, pool

A Justiça da Alemanha condenou nesta 3ª feira (27/6) o ex-CEO da montadora Audi, Rupert Stadler, por fraudar sistemas de controle de emissão de poluentes de veículos comercializados no país. A condenação é o resultado mais recente do escândalo do Dieselgate, de 2015, quando reguladores nos Estados Unidos e na Europa descobriram um esquema que envolvia o grupo Volkswagen, do qual a Audi faz parte, para driblar os limites de poluentes de carros a diesel nos dois mercados.

Stadler foi condenado a um ano e nove meses de prisão e a pagar uma multa de 1,1 milhão de euros. De acordo com a Associated Press, a sentença é resultado de um acordo entre os advogados do ex-executivo, os promotores e o juiz do caso; em troca, Stadler assumiu publicamente sua responsabilidade sobre a fraude. O tribunal regional de Munique, que julgou o caso, também condenou Wolfgang Hatz, ex-chefe de desenvolvimento de motores, e outro executivo da Audi, identificado apenas como Giovanni P. por motivos de privacidade.

Este foi o primeiro julgamento criminal concluído na Alemanha em conexão com o Dieselgate. Desde a descoberta da fraude, há oito anos, o grupo Volkswagen foi condenado a multas bilionárias em diversos países, o que manchou a reputação da empresa em todo o mundo. Bloomberg e Reuters deram mais informações. 

Outra decisão judicial relativa ao Dieselgate nesta semana veio do mais alto tribunal federal da Alemanha, que concluiu que as montadoras envolvidas no escândalo, como Volks e Mercedes-Benz, devem pagar indenização aos consumidores lesados, o que pode custar mais alguns milhões de euros às empresas. De acordo com a corte, as montadoras podem ser forçadas a pagar entre 5% e 15% do preço de compra dos veículos aos proprietários.

O caso é resultado de uma ação coletiva movida por consumidores, e espera-se que a decisão desta semana abra um precedente para outras ações do tipo não apenas na Alemanha, mas em outros países europeus e até mesmo fora do continente. A notícia é da Reuters.

ClimaInfo, 28 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar