Ataque a tiros na TI Yanomami mata uma criança e fere cinco adultos

6 de julho de 2023

A comunidade Parima, localizada dentro da Terra Indígena Yanomami, foi alvo de um ataque armado na última 2ª feira (3/7), resultando na morte de uma criança e deixando outros cinco indígenas feridos. Não se sabe ainda as circunstâncias do ataque, mas a principal suspeita é de que ele tenha sido perpetrado por garimpeiros que continuam atuando ilegalmente no território.

De acordo com o g1, as vítimas feridas – dois adultos e três crianças e adolescentes – foram socorridas por servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). O corpo da menina morta, de 7 anos de idade, seguia desaparecido até a tarde de ontem depois de cair em um rio durante o ataque. Os indígenas feridos foram transportados pela Força Aérea Brasileira até dois hospitais em Boa Vista (RR). Não há informações sobre o quadro clínico delas.

Em nota, o governo federal repudiou o ataque contra a comunidade Yanomami e reiterou que “tem atuado para que os envolvidos sejam identificados e responsabilizados”. Após o ataque, agentes da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e da Força Nacional de Saúde Pública, bem como servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI),  foram enviados à região para garantir a segurança das comunidades indígenas.

As forças federais estão na Terra Yanomami desde janeiro passado para enfrentar a grave crise humanitária que aflige as aldeias indígenas do território. Negligenciados pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os Yanomami ainda sentem os efeitos da falta de medicação essencial, que causou desnutrição infantil e uma epidemia de malária no território. O governo também tem se esforçado para retirar os milhares de garimpeiros que atuavam ilegalmente na região; a maior parte deles já saiu, mas persistem alguns bolsões de garimpo em áreas mais afastadas no interior da reserva.

O ataque contra os Yanomami foi amplamente abordado na imprensa, com manchetes em CBN, Folha, Jornal Nacional (TV Globo), g1 e TV Brasil.

ClimaInfo, 6 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar