Tempestades provocam mortes e destruição em vários países da Ásia

10 de julho de 2024
enchentes Ásia
reprodução vídeo abc.net.au

Chuvas de monções inundaram o nordeste da Índia e Bangladesh, matando pelo menos 87 pessoas em enchentes e desalojando milhares; temporais também castigam a China.

As tempestades não estão dando trégua a vários países asiáticos. Em Bangladesh, inundações decorrentes das fortes chuvas destruíram casas, deixaram milhares de desabrigados e fecharam escolas. E a previsão de mais temporais nos próximos dias pode piorar a situação.

Segundo a Reuters, cerca de 40.000 pessoas estão se refugiando em abrigos do governo, e mais de 600 equipes médicas foram formadas para tratar as vítimas das enchentes, disse o ministério de Desastres e Assistência do país. Até a semana passada, pelo menos 8 pessoas morreram em decorrência das chuvas, de acordo com o Guardian.

Imagens de televisão mostraram estradas inundadas, pontes e represas quebradas e moradores caminhando com água na altura dos joelhos. Os fazendeiros também tiveram que resgatar o gado das enchentes e correntezas.

“Os bangladeshianos estão acostumados com inundações, mas a água está subindo tão alto e tão rápido em áreas baixas que as pessoas estão sendo forçadas a se abrigar em qualquer coisa, até mesmo em jangadas feitas de bananeiras”, disse Liakath Ali, chefe do programa de mudanças climáticas da agência de desenvolvimento BRAC.

Na Índia, a situação das enchentes no estado de Assam melhorou um pouco nas últimas 24 horas, mas deixou 7 pessoas mortas, informam The Hindu e Business Standard. De acordo com a Autoridade de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA), o número de mortes relacionadas às enchentes desde maio chegou a 79 na 3ª feira (9/7). Incluindo um menino de 8 anos, levado em um bueiro de águas pluviais em Guwahati, e uma mãe e seu filho, soterrados em um deslizamento de terra na fronteira Assam-Meghalaya.

Assam enfrenta enchentes repentinas e chuvas fortes desde o início da temporada de monções, há dois meses. Mais de 12.000 pessoas foram deslocadas de suas casas no final de junho, com o rio Kushiyara, um rio transfronteiriço entre a Índia e Bangladesh, fluindo acima da linha de perigo em vários lugares, relata a ABC.

Já na China, chuvas intensas inundaram ruas e desencadearam deslizamentos de terra na municipalidade de Chongqing, no sudoeste do país, informou a emissora estatal CCTV na 4ª feira (10/7). No distrito de Kaizhou, mais de 450 pessoas foram deslocadas, pois os níveis de água dos rios Nan e Puli, afluentes do Yangtze, alcançaram 4 metros. No condado de Badong, na província de Hubei, os socorristas evacuaram moradores de prédios e removeram veículos parcialmente submersos nas águas das enchentes, detalha o Guardian.

 

ClimaInfo, 11 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar