Indústria estima impactos da seca e governo reconhece risco inflacionário

11 de setembro de 2024
Indústria estima impactos da seca e governo reconhece risco inflacionário
Ramiro Furquim/Sul21

Efeitos dos eventos climáticos nos preços dos alimentos e na conta de luz causam “um pouco de preocupação”, admite o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Assim como aconteceu na tragédia climática de maio no Rio Grande do Sul, quando o estado ficou praticamente submerso por 30 dias consecutivos, governo e empresas começam a fazer as contas sobre o impacto da seca extrema, das ondas de calor e dos incêndios recorde país afora nas contas públicas, nos resultados financeiros e nos indicadores econômicos. Um alerta que já havia sido dado por segmentos do agronegócio, principalmente hortifrutigranjeiros.

Se em agosto o IPCA registrou deflação de 0,02%, o índice inflacionário para os próximos meses traz preocupações ao governo causadas pelos eventos climáticos, admitiu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O receio se dá principalmente com os preços dos alimentos e da energia elétrica, informam Valor, O Globo e Folha.

Na Amazônia, os rios Madeira e Negro já atingiram alguns dos níveis mais baixos da história, e comunidades sofrem com isolamento e obstáculos no abastecimento. Em Manaus, houve um melhor planejamento da indústria e do varejo para a seca deste ano frente ao que se viu em 2023, o que pode reduzir o risco de falta de insumos para fabricação e de produtos. Mas, se a estiagem se agravar, e com a pressão nos custos de frete elevada, a conta pode chegar este ano a R$ 500 milhões, segundo a CNN, e será repassada aos preços nas lojas. E há chance de desabastecimento no fim do ano.

O ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, disse que o governo já leva em conta a possibilidade da seca e a falta de chuvas comprometerem a operação da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. A baixa dos rios também pode comprometer o abastecimento de combustíveis em Manaus e outras cidades e comunidades de estados amazônicos.

A seca fez o Ministério de Minas e Energia ampliar a autorização para o acionamento de termelétricas a gás fóssil, que geram uma energia mais cara e mais suja. O MME avalia retomar o horário de verão para tentar evitar o racionamento de energia, relatam Valor, Folha e Exame.

O nível de armazenamento das hidrelétricas, que respondem pela maior fatia do abastecimento elétrico do país, tem apresentado quedas expressivas nos últimos meses devido à pior seca da série histórica, iniciada há 94 anos. Embora o cenário ainda não seja considerado alarmante, pode se agravar caso não se confirme a perspectiva de chuvas fartas a partir do fim de novembro, quando começa o período úmido, relata o Valor.

 

 

__________

ClimaInfo, 12 de setembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar