Sucesso da COP30 no Brasil dependerá de solidariedade e cooperação entre países, diz Marina Silva

Em discurso na plenária final de Baku, a ministra do meio ambiente destacou o “enorme desafio coletivo” que o Brasil receberá como sede da COP30.
24 de novembro de 2024
COP29 para COP30
Divulgação gov.br

O encerramento da COP29 de Baku, no Azerbaijão, abriu a contagem regressiva para a próxima COP30, programada para acontecer em menos de 12 meses na cidade de Belém (PA). Além da expectativa em torno da realização do evento na capital paraense, o Brasil também terá que lidar com inúmeros desafios do processo multilateral para o clima, castigado nos últimos anos por acordos frustrantes e desconfiança generalizada entre as Partes.

Não à toa, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) destacou a importância da solidariedade e da cooperação entre os países em seu discurso no encerramento da COP29. Representando o governo brasileiro, a ministra reiterou que o sucesso da próxima COP depende da retomada do diálogo entre as nações.

“O que precisamos alcançar na COP30 no Brasil, a se realizar em plena região amazônica, será o resultado daquilo que durante mais de três décadas fomos capazes de tecer com os fios de nossos compromissos éticos e políticos. (…) Tais tessituras vêm do Acordo de Paris, do Consenso dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai [COP28] e do que fomos capazes de produzir aqui em Baku”, disse Marina.

A ministra destacou que, “após a experiência difícil que estamos tendo aqui em Baku”, os países precisam chegar a algum resultado que seja minimamente aceitável e alinhado com a realidade da crise climática. “A COP30 em Belém é realmente um grande desafio que só poderemos alcançar com o esforço e a colaboração de cada um de nós aqui representados. (…) É fundamental que antes de chegarmos à COP30 possamos fazer um alinhamento interno dentro dos nossos países e entre cada um de nós”, afirmou.

Como Daniela Chiaretti lembrou no Valor, o Brasil assumirá uma enorme carga de responsabilidade como anfitrião da próxima COP. “O governo brasileiro terá que conseguir os países a serem mais ambiciosos em seus cortes de gases-estufa, na ajuda internacional, no senso de Justiça Climática e juntar os cacos do que sobrou de Baku”, pontuou.

Agência Brasil, CNN Brasil, RFI e Valor, entre outros, destacaram a fala de Marina Silva no encerramento da COP29.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar