Sibéria 29oC

16 de maio de 2019

Arkhangelsk, cidade próxima ao Círculo Polar Ártico, aparece nos livros que contam as histórias dos Gulags soviéticos construídos para o trabalho escravo na mineração do “ouro de Moscou”.

 

A cidade apareceu com destaque no noticiário da semana passada. Por lá, nesta época do ano, a temperatura máxima gira em torno de 12oC. Mas no último sábado subiu para 29oC. Na zona rural próxima, a temperatura passou dos 30oC. Toda a região europeia da Rússia sofreu com a primeira onda de calor do ano.

 

Vale lembrar que, no mesmo sábado, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera passou dos 415 ppm pela primeira vez desde que os primeiros humanóides apareceram no planeta.

 

Por coincidência, o Think Progress publicou ontem um artigo lembrando de uma projeção que apareceu num documento interno da Exxon de 1982. O gráfico, que projetava ao longo do tempo o crescimento da concentração de dióxido de carbono e o aumento da temperatura média do planeta, mostra claramente que, por volta de 2020, a concentração de dióxido de carbono estaria entre 400 e 420 ppm. Acertaram na mosca.

 

 

ClimaInfo, 16 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar