Presidente da COP30 minimiza risco de esvaziamento e busca pacto nacional sobre agenda climática

Segundo Corrêa do Lago, “poder de convencimento” de Lula garante a presença de chefes de Estado e líderes internacionais na cúpula do clima em Belém.
23 de janeiro de 2025
Finanças André Correa do Lago
gov.br

Uma das preocupações do governo brasileiro para a COP30 em Belém é a alta participação de chefes de Estado e de governo. Nas últimas COPs, nomes de peso como os presidentes Emmanuel Macron (França) e Xi Jinping (China) e o chanceler Olaf Scholz (Alemanha) se ausentaram do segmento de alto nível, o que enfraqueceu a relevância política do encontro.

Para o presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, um dos fatores que podem ajudar a atrair a participação dos líderes globais é o próprio presidente Lula. Em entrevista à Globonews, o diplomata lembrou o sucesso da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, no ano passado. “A gente não pode subestimar o poder de convencimento do presidente Lula. Nós vimos isso no G20, em que a presença dos chefes de Estado foi absolutamente recorde”, afirmou.

A preocupação com o quórum de lideranças na COP30 aumentou depois da volta de Donald Trump ao poder nos EUA e a saída norte-americana do Acordo de Paris. Em conversa com a Folha, Corrêa do Lago ressaltou que a ausência de Washington nas negociações climáticas dá mais peso a outros países no tabuleiro climático, como a China.

“Muitas das soluções talvez apareçam em outros contextos e graças ao setor privado. Evidentemente, a China é um parceiro absolutamente natural, alguns países europeus também, a Índia (…) E há outros países em desenvolvimento querendo caminhos parecidos com o Brasil”, disse o presidente da COP30.

Corrêa do Lago também defendeu um “pacto nacional” para a COP30, de forma a unir os diferentes setores da sociedade em prol da ação climática. “Precisamos criar um pacto nacional para chegarmos unidos na COP30. O mundo adoraria ficar apontando: olha lá, estão todos lá divididos com relação à COP. Temos de decidir muito a questão da COP entre nós brasileiros para chegarmos maduros”, destacou à CNN Brasil.

A escolha de Corrêa do Lago para a função foi um exemplo desse cálculo estratégico doméstico. Como o Valor destacou, a indicação do diplomata para o comando da 30ª Conferência do Clima agradou a diferentes setores econômicos, sociais e políticos do Brasil, que raramente entram em consenso neste campo. Desde ambientalistas até representantes do agro saudaram a escolha dele, bem como a nomeação da secretária nacional do Clima, Ana Toni, para a direção-executiva da COP30.

O Globo também abordou obstáculos internos e externos para o sucesso da conferência, como a desconfiança entre países ricos e pobres, que dividiu as últimas edições. Um caminho é focar na implementação dos compromissos nacionais sob o Acordo de Paris, o que também engajaria atores além dos governos nacionais, como entes subnacionais e empresas.

“Temos de engajar quem tem capilaridade para executar na base os compromissos pactuados nestes dez anos desde a assinatura do Acordo de Paris, para iniciar uma nova década das COPs, focada na implementação. Esses atores são os estados e o setor privados, e vamos trabalhar para mobilizá-los”, pontuou Toni.

  • Em tempo: Ainda na seara diplomática, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a indicação do embaixador Maurício Lyrio como negociador-chefe (sherpa) do Brasil no BRICS+. O diplomata exerceu o mesmo posto no ano passado, quando o governo brasileiro presidiu o G20. Agora, com o BRICS+ sob comando do Brasil, a ideia é repetir a mesma estratégia e aproveitar o espaço para discutir temas de clima. O Valor deu mais informações.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar