Aumento da concentração de metano na atmosfera é preocupante

27 de maio de 2019

A concentração de metano na atmosfera está aumentando a ponto de preocupar cientistas e colocar em risco as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos EUA, constatou um crescimento de 50% na velocidade de aumento da concentração do gás de 2007 para cá.

As principais fontes de emissão de metano são o processo digestivo de ruminantes, sobretudo do gado bovino, e as emissões fugitivas das operações de extração e transporte de petróleo e gás natural. As emissões de ambas as fontes vêm aumentando simplesmente porque o consumo de fósseis e de proteína animal vem crescendo.

Pelo menos no que diz respeito ao metano, não há contestação das atividades humanas serem as grandes responsáveis pelo aumento deste gás na atmosfera.

O Financial Times, uma universidade do Colorado e o site Undark comentaram o anúncio da NOAA.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar