#VetaTudoLula começa a ganhar força contra o PL da Devastação

Organizações e especialistas apontam graves riscos para os biomas brasileiros e criticam os novos processos para obtenção de licenças.
21 de julho de 2025
vetatudolula começa a ganhar força contra o pl da devastação
Composição Climainfo/Imagem Pexels

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ignorou a intensa mobilização de organizações da sociedade civil, iniciativa privada, de artistas e protestos nas ruas contra o PL da Devastação. (2.159/2021) e “passou a boiada” sobre o licenciamento ambiental no Brasil. Agora o foco se volta para o presidente Lula – que tem até 15 dias úteis após o recebimento do texto para sancioná-lo, integralmente ou com vetos, ou vetá-lo na íntegra.

A Central da COP, editada por Roberto Kaz (Observatório do Clima) no jornal O Globo, chamou a infame votação de 17 de julho de “Congressazo” – uma alusão ao “Maracanazo”, histórica derrota da seleção brasileira de futebol pelo Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, em pleno Maracanã. E a comparou também à vexaminosa derrota por 7 a 1 para a Alemanha na Copa de 2014.

Diante disso, o secretário-executivo do OC, Marcio Astrini, defendeu que a mobilização se fortaleça para convencer o presidente Lula a vetar o PL da Devastação. “A sociedade civil vai continuar muito mobilizada, talvez até mais ainda agora, porque é a chance de reversão de todos esses absurdos se encontra na mesa do presidente da República”, explicou ao Correio Braziliense.

A mobilização vai além de manifestos e campanhas nas redes sociais. Com os povos tradicionais sendo os mais afetados pelo PL da Devastação, já que o texto flexibiliza a consulta livre, prévia e informada a essas comunidades, mulheres indígenas organizam uma marcha à Brasília para protestar contra a aprovação do projeto e pedir seu veto, informou a Agência Brasil.

A repercussão negativa da aprovação do PL pelos deputados brasileiros não ficou contida nas fronteiras do território brasileiro. A Folha repercutiu a resposta de entidades internacionais à ação nefasta dos deputados, que engrossam o coro que pedem a Lula que vete o PL. O grupo inclui ActionAid, Global Canopy, UCLouvain e Stockholm Environment Institute, entre outras organizações. 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar