Enchente-relâmpago deixa mais de 100 desaparecidos no norte da Índia

Estado de Uttarakhand sofre efeitos de uma forte enchente-relâmpago; pelo menos quatro pessoas morreram e 100 estão desaparecidas.
6 de agosto de 2025
enchente relâmpago desaparecidos Índia
Reprodução Instagram/@uttarakhand_exclusive

Equipes de resgate têm feito buscas no estado de Uttarakhand, no Himalaia, norte da Índia, depois de uma enchente-relâmpago deixar quatro mortos e mais de 100 pessoas desaparecidas. Socorristas precisaram usar maquinário pesado para mover pedras para chegar à vila de Dharali, onde a enxurrada e a lama enterraram casas e estradas. As inundações também derrubaram torres de eletricidade e telecomunicações.

De acordo com a Reuters, 70 pessoas foram resgatadas na 4ª feira (6/8), enquanto o ministro-chefe do estado, Pushkar Singh Dhami, disse terem sido resgatadas 130 pessoas na noite anterior, informou a agência de notícias ANI. O número total de desaparecidos ainda é desconhecido.

Entre os desaparecidos estão pelo menos 11 soldados do Exército indiano, provavelmente presos sob os escombros, informaram Associated Press e Sky News. Como pontuou o oficial local Prashant Arya, “algumas áreas estão cobertas de lama com até 15 metros de profundidade – o suficiente para enterrar edifícios inteiros”.

Para reforçar buscas, o comando central do Exército confirmou aumento no contingente de militares, juntamente com cães, drones e equipamentos pesados de terraplanagem, informou a Al-Jazeera. O departamento meteorológico da Índia prevê fortes chuvas para os dias seguintes e aconselhou população a evitar áreas propensas a deslizamentos de terra. As escolas fecharam em partes do estado.

BBC, ABC News e India Today também repercutiram as fortes chuvas no norte da Índia.

  • Em tempo: Os incêndios florestais no sul da França são uma “catástrofe em escala sem precedentes”, afirmou o primeiro-ministro francês François Bayrou. Incêndios cobrem uma área maior que Paris. Cerca de 2.150 bombeiros estão enfrentando o fogo desde 3ª feira (5/08), considerado por muitos o maior da França desde 1949. Autoridades temem o crescimento do incêndio nos próximos dias. Bayrou atribuiu o o incêndio ao aquecimento e à seca globais. BBC, Independent, Aljazeera, Guardian, CNN e Euronews deram mais informações.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar