Calor extremo eleva alertas contra incêndios florestais na França e na Espanha

Calor mortal devasta o sul europeu, e cientistas alertam para um “coquetel Molotov” climático que alimenta as chamas no Mediterrâneo.
11 de agosto de 2025
calor extremo incêndios florestais frança e espanha
Joanne Francis/Unsplash

O sul da Europa sofre com uma onda de calor mortal, com temperaturas ultrapassando 40°C e condições climáticas que alimentam incêndios florestais. França e Espanha emitiram alertas meteorológicos vermelhos, assim como a Itália, onde um menino de quatro anos morreu de insolação.

Os alertas vermelhos de calor foram emitidos para 12 regiões no sudoeste da França, onde temperaturas de até 43°C são previstas para áreas próximas a Bordeaux e Toulouse. Alertas de calor também estão em vigor da Espanha à Grécia, enquanto um sistema de alta pressão é amplificado pela antiga tempestade tropical Dexter, segundo a Bloomberg.

Cientistas alertam sobre um “Coquetel Molotov” de condições climáticas que alimenta vastos incêndios florestais no Mediterrâneo, informa o Guardian. As altas temperaturas alarmaram especialistas, enquanto os bombeiros lutam para conter as chamas devastadoras.

Na Espanha e em Portugal, temperaturas na casa dos 40°C são registradas no interior durante o dia, com temperaturas noturnas acima dos 20°C em muitas localidades. A alta pressão, bem como o aquecimento diurno nesta época do ano com pouca nebulosidade, estão permitindo que as temperaturas subam bem acima da média para essas localidades, mesmo para um verão no Hemisfério Norte.

Segundo o Met Office, do Reino Unido, uma onda de calor sobre o noroeste da África e a Península Ibérica se espalhará ainda mais para o nordeste europeu, informa o Independent. A movimentação causará temperaturas bem acima da média em Portugal, Espanha, França, Suíça, Bélgica e outras partes da Europa. Condição que se espalhará para o nordeste europeu nos próximos dias, atingindo a Alemanha no final da semana.

O calor extremo também chegará à Inglaterra. A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido emitiu alertas de saúde por causa da temperatura elevada para todo país, relata a BBC. O clima mais quente se concentrará nos centro e sul ingleses, onde as temperaturas devem exceder os critérios oficiais de onda de calor por pelo menos três dias consecutivos, com pico de 34°C.

RFi e Euronews também noticiaram o calor extremo na Europa.

  • Em tempo 1: As temperaturas extremas na Europa provocaram uma situação inusitada, mostra a Bloomberg. A Electricité de France (EDF) fechou quatro reatores de sua usina nuclear em Gravelines, na costa norte francesa, depois de águas-vivas entupirem os tambores dos filtros da planta. As usinas nucleares costeiras geralmente extraem água do mar para resfriamento, como ocorre em Angra 1 e 2, no Rio de Janeiro. Com águas excepcionalmente quentes no Canal da Mancha, perto de Gravelines, populações de medusas dispararam e foram parar na usina nuclear. A explosão de águas-vivas na região também fez o governo francês fechar várias praias nas últimas semanas.

  • Em tempo 2: Do outro lado do Atlântico Norte, temporais em estados do centro-oeste dos Estados Unidos forçaram motoristas a abandonar seus veículos, cortaram o fornecimento de energia para milhares de residências e fecharam estradas movimentadas no fim de semana, informam Guardian, ABC, USA Today e CBS. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de inundação para partes do Kansas, Iowa, Nebraska, Missouri, Illinois e Wisconsin. Após o início das chuvas no sábado em algumas áreas, os meteorologistas previram "rodadas repetidas de chuva forte", além de granizo, ventos fortes e tornados isolados.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar