Temporada de incêndios florestais na Europa é a pior em 20 anos

Península Ibérica bate recorde de áreas queimadas; Espanha estima mais de mil mortes relacionadas ao fogo.
20 de agosto de 2025
incêndios florestais europa
CAMS Regional Ensemble Forecast/Copernicus

Quatro ondas de calor, tempo seco e ventos fortes alimentaram a temporada de incêndios florestais mais destrutiva em 20 anos na Europa. Dados do serviço climático do observatório europeu Copernicus destacam, em especial, a situação da Península Ibérica.

A fumaça dos incêndios na região chegou à França, ao Reino Unido e à Escandinávia. Em apenas uma semana, a Espanha já bateu o recorde de emissões anuais por incêndios da série histórica iniciada em 2003. Embora a onda de calor mais recente tenha arrefecido, cerca de 40 incêndios seguem ativos no país.

O fogo já queimou mais de 382 mil hectares, mais de seis vezes a média da área queimada no mesmo período entre 2006 e 2024. Portugal também bateu recorde: incêndios devastaram mais de 200 mil hectares, configurando o pior ano para o país desde 2006, informa a Bloomberg.

Unidades alemãs de combate a incêndios chegaram ao norte da Espanha na 3ª feira (19/8). Aviões e equipes especializadas estão chegando também da Finlândia e da Eslováquia, contam Reuters e Guardian.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que, para além da ciência, “agricultores e pecuaristas sentem o clima mudando e a emergência climática se tornando cada vez mais recorrente, mais frequente e com um impacto cada vez maior”.

A região de Galícia, no noroeste do país, foi particularmente atingida nos últimos dias, conta a Associated Press. Incêndios devastaram cidades pequenas e forçaram moradores locais a intervirem contra o fogo antes da chegada dos bombeiros.

Folha e France 24 destacam a avaliação da agência de saúde pública da Espanha sobre as mais de mil mortes relacionadas aos incêndios – a maioria de pessoas com mais de 65 anos e pessoas que já sofriam outras doenças.

Condições mais frias e úmidas deram um respiro aos bombeiros no oeste do país, mas as autoridades alertam para a possibilidade dos incêndios ainda persistirem por semanas.

Segundo cientistas, as mudanças climáticas estão exacerbando a frequência e a intensidade do calor e da seca em partes da Europa, tornando a região mais vulnerável a incêndios florestais.

BBC e Telegraph também falam do assunto.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar