Crescimento recorde de energia solar facilita queda de emissões da China no 1o semestre de 2025

Análise do CREA mostra que as emissões chinesas caíram 1% nos primeiros seis meses deste ano, com 3% de diminuição no setor energético.
22 de agosto de 2025
energia solar emissões china 2025
Barria/Reuters (CC BY 4.0)

O crescimento das fontes renováveis de energia ajudou a China a reduzir em 1% suas emissões de dióxido de carbono no 1º semestre, estendendo uma tendência de declínio iniciada em março de 2024. É o que mostra uma análise do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA, sigla em Inglês) para o Carbon Brief.

A emissão de CO2 da geração elétrica do país caiu 3% nos primeiros seis meses de 2025, devido à instalação recorde de usinas eólicas e solares no país. Os setores de aço e cimento chineses também contribuíram para a queda, informa a Bloomberg.

No entanto, a crescente indústria química à base de carvão andou na contramão e pode ameaçar os planos chineses para emissões, segundo o Climate Home. A expansão planejada do setor de uso de carvão em produtos químicos pode somar mais 2% às emissões do país até 2029 e complicar os planos de se atingir o pico até o final da década, mostra a pesquisa.

No entanto, mesmo que as emissões da China caiam em 2025 como esperado, o país está destinado a não cumprir várias metas climáticas importantes este ano. Isso inclui metas para reduzir sua intensidade de carbono, controlar rigorosamente o crescimento do consumo de carvão e a nova capacidade de energia a carvão, além de aumentar a participação da fabricação de aço mais “limpo”, com fornos elétricos.

Se os formuladores de políticas quiserem compensar essas barreiras, haverá pressão adicional sobre a próxima NDC da China e seu 15º plano quinquenal para 2026-30. A tendência de queda nas emissões de CO2, e o crescimento de energia limpa que a impulsiona, pode dar a eles mais confiança de que metas mais ambiciosas são alcançáveis, avalia Lauri Myllyvirta, analista-chefe do CREA e pesquisadora sênior do Asia Society Policy Institute.

ABC e Reuters também repercutiram a análise sobre as emissões da China.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar