Países amazônicos declaram apoio a novo fundo para florestas tropicais

Mecanismo pode remunerar 73 países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais para a redução do desmatamento.
25 de agosto de 2025
países amazônicos apoio novo fundo florestas tropicais
Fernando Frazão/Agência Brasil

A proposta brasileira do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) figurou com destaque na declaração final da cúpula de presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), realizada na última 6ª feira (22/8) em Bogotá, na Colômbia. A iniciativa prevê a remuneração dos países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais pela redução do desmatamento, com o potencial de mobilizar até US$ 4 bilhões por ano.

A Declaração de Bogotá mencionou o TFFF como “um mecanismo inovador” para mobilizar financiamento de longo prazo baseado na conservação das florestas tropicais amazônicas. Os países da OTCA também defenderam a capitalização do fundo e sua pronta operacionalização a partir da COP30, a primeira Conferência do Clima a acontecer na Amazônia, em novembro.

Além do texto final, os presidentes da OTCA também assinaram um comunicado conjunto sobre o TFFF, reforçando o apoio dos países amazônicos à proposta brasileira. “Chegaremos juntos à COP30, trazendo soluções amazônicas para a mudança do clima e a transição para um novo modelo de desenvolvimento sustentável. É possível fazer com que a floresta valha mais em pé do que derrubada”, celebrou o presidente Lula.

Outro ponto acordado foi a criação do Mecanismo Amazônico de Povos Indígenas (MAPI), que visa uma maior participação de movimentos indígenas nas mesas de deliberação da OTCA. A primeira presidência do MAPI será dividida pela ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e por representantes da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

Além de Lula, a cúpula da OTCA também reuniu os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Luis Arce (Bolívia), além de representantes de Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Apesar do consenso na Declaração, as negociações não foram tão tranquilas, com alguns temas dividindo os países amazônicos, como a questão da exploração dos combustíveis fósseis, defendida pelo governo brasileiro, mas rejeitada pelas autoridades colombianas.

Agência Pública, Associated Press, Brasil de Fato, Bloomberg Linea, Climate Home, CNN Brasil, Estadão, Folha, Metrópoles, O Globo, Poder360, RFI e Valor repercutiram os resultados finais da cúpula da OTCA em Bogotá.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar