Iniciativa internacional mira plano de pastagens para reduzir emissões de metano

Com melhorias de 10% na digestibilidade dos alimentos, há redução de 20% nas emissões, destaca o programa.
12 de setembro de 2025
monitoramento pastagens
CIAT/Isabela Salazar

Uma iniciativa de monitoramento de satélite de pastagem busca formas de reduzir as emissões de metano enquanto se otimiza a alimentação do gado a céu aberto. Lançado na 4ª feira (10/9), o projeto “Time2Graze” tem a participação de mais de 35 países e na América do Sul será aplicado por produtores da Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai.

Segundo a Global Methane Hub, uma organização filantrópica internacional, com melhorias de 10% na digestibilidade dos alimentos é possível reduzir até 20% nas emissões de metano. A novidade fica por conta da frequência da disponibilização das informações: passando de mensal para a cada cinco dias, contam O Globo, UOL e Zero Hora.

“Algo que os produtores e seus técnicos tinham que fazer caminhando pelo campo (…) para poder estimar a quantidade de pasto e a qualidade, agora vamos poder fazer de forma remota e com mais precisão e mais frequência do que antes”, disse Santiago Fariña, responsável sênior do Programa de Agricultura na Global Methane Hub.

O Time2Graze tem investimento de US$ 4,7 milhões (cerca de R$ 25,4 milhões). Segundo um pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária do Uruguai (INIA), esse tipo de projeto é estratégico porque oferece uma tecnologia muito difícil de ser utilizada no Uruguai – o país tem quase três vezes mais cabeças de gado bovino do que de habitantes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar