COP30 é destaque na agenda de Lula na Assembleia Geral da ONU

Além de abrir a Assembleia Geral, Lula também participará de evento de alto nível sobre as NDC e a apresentação do TFFF a governos e investidores.
17 de setembro de 2025
lula agenda assembleia onu
ONU/Loey Felipe

O presidente Lula já tem sua agenda fechada para a viagem aos Estados Unidos para participar da 80ª Assembleia Geral da ONU. Além do discurso inaugural da sessão, que marca também as oito décadas de existência das Nações Unidas, o líder brasileiro também participará de uma série de eventos paralelos entre os dias 22 e 24 de setembro na cidade de Nova York – e o clima será um tema importante na agenda presidencial.

O Ministério das Relações Exteriores confirmou a participação de Lula em um evento de alto nível liderado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no dia 23. O encontro marcará o fim do segundo prazo definido pela ONU para os países apresentarem suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) – originalmente, esses compromissos deveriam ter sido apresentados em fevereiro, mas o prazo foi esticado até setembro. No entanto, como bem pontuou o InfoAmazonia, apenas 37 países dos quase 200 signatários do Acordo de Paris o fizeram até agora.

Outro evento importante na agenda presidencial será a apresentação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) a governos e investidores. A ideia do Brasil é reforçar o apoio internacional à proposta e viabilizar o seu lançamento durante a COP30 em Belém. O projeto é uma das apostas do governo brasileiro para avançar no financiamento internacional para proteção florestal.

Por falar em COP30, o governo brasileiro também convocou uma consulta presencial com as Partes da Convenção da ONU sobre o Clima (UNFCCC), no dia 25. O objetivo do encontro é acelerar a definição das agendas da Conferência, destravar impasses e garantir um “início suave dos trabalhos”, como pontuou o embaixador André Corrêa do Lago, presidente-designado da COP30.

A delegação brasileira também participará da Semana do Clima de Nova York, uma série de eventos que reúne representantes de governos, empresas e sociedade civil. No entanto, essa participação poderá ser limitada, já que as autoridades dos EUA seguem dificultando a liberação dos vistos dos representantes brasileiros. Além da neurose anti-imigração, a Casa Branca está particularmente irritada com o Brasil por conta da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Donald Trump, por tentativa de golpe de estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Agência Brasil, CNN Brasil, Estadão, Folha, Megawhat e Poder360, entre outros, repercutiram essas informações.

  • Em tempo: Um levantamento da coalizão internacional Climate Action Against Disinformation e do Observatório de Integridade da Informação mostrou que as postagens com desinformação sobre a COP30 alcançaram mais que o dobro de usuários em agosto passado na comparação com a média dos sete meses anteriores. Entre as 100 publicações com maior alcance nas redes no mês passado (abrangendo Facebook, Instagram, ex-Twitter, YouTube, Reddit e LinkedIn), 30 envolveram conteúdo enganoso a respeito do evento. De acordo com a análise, cada post com desinformação alcançou 1,2 milhão de usuários em média, um crescimento de 149% em relação ao período de janeiro a julho (486 mil). Esses dados mostram que, na medida em que a COP30 se aproxima, os grupos políticos e econômicos contrários à ação climática estão reforçando seu discurso negacionista e sua estratégia de desinformação. A Folha deu mais detalhes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar