Furacões no Atlântico Norte: Humberto atinge categoria 5 e Imelda ganha força

Tanto Imelda quanto Humberto gerarão fortes ondas e correntes de retorno na costa leste dos EUA e podem afetar as Bermudas.
29 de setembro de 2025
furacões
Reprodução vídeo The Weather Channel

Após um período de relativa calmaria, o Atlântico Norte passa por uma sequência de furacões. Humberto atingiu a categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, no sábado (27/9), com ventos sustentados de 257 km/h e enfraqueceu ligeiramente no domingo, caindo para a categoria 4. Enquanto isso, a tempestade tropical Imelda ganhou força e deve se tornar um furacão nesta 3ª feira (30/9).

É provável que Humberto permaneça no mar e siga para o oeste das Bermudas hoje, mas sua força ainda causará grandes ondas, correntes de retorno fatais e ondas nas Pequenas Antilhas e na costa leste dos EUA nos próximos dias, informa o Guardian. É provável que as Bermudas enfrentem ventos constantes de mais de 112 km/h durante o dia de hoje.

Já a tempestade tropical Imelda estava se alastrando pelas Bahamas com chuvas torrenciais e rajadas de vento, segundo o The Weather Channel. Prevê-se que a tormenta se torne um furacão após passar pelas Bahamas e atingir a costa leste da Flórida. Os modelos mostram uma mudança brusca em sua trajetória atual em direção ao norte, com Imelda provavelmente se tornando um furacão de categoria 1 e se dirigindo às Bermudas.

Ondas fortes e correntes de retorno potencialmente fatais vindas de Humberto e Imelda já estavam afetando o norte do Caribe, as Bahamas e as Bermudas no fim de semana, de acordo com o New York Times. A expectativa era que condições oceânicas perigosas atingissem as costas leste da Flórida e da Geórgia ontem antes de se espalharem para o norte, percorrendo o restante da costa leste dos EUA.

Washington Post, CBS, ABC, Reuters, AP, USA Today e Reuters também relataram as últimas informações sobre Humberto e Imelda.

  • Em tempo: Na Ásia, o tufão Bualoi atingiu a costa do Vietnã ontem (29/9) matando pelo menos 13 pessoas e ferindo 46, enquanto fortes ventos e chuvas danificaram casas, romperam linhas de energia e inundaram estradas, segundo a Reuters. No entanto, Bualoi enfraqueceu e se tornou uma depressão tropical quando rumou para o Laos, informa a AP. A tormenta provocou ondas de até 8 m de altura enquanto se movia ao longo da costa centro-norte vietnamita. Entre os desaparecidos estão pescadores cujos barcos foram levados pela água.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar