
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia entregará suas metas de corte de emissão para 2035 e 2040 antes da COP30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O bloco perdeu o segundo prazo dado pela ONU na Semana do Clima de Nova York, que aconteceu agora em setembro. O primeiro prazo havia sido em fevereiro.
Segundo Úrsula, o bloco europeu está reduzindo a burocracia para ajudar empresas, além de estar investindo em redes de energia renovável, de acordo com Reuters e Valor. Porém, a forma como os países alcançaram suas metas deve ser diferente.
“A concorrência global é acirrada e nem sempre justa. Precisamos de mais flexibilidade, mais pragmatismo, mas ao mantermos o curso, proporcionamos estabilidade para os trabalhadores, clareza para as empresas e certeza para os investidores”, disse.
Apesar de países estratégicos como China e Austrália e o Brasil já terem entregado suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), as ações negacionistas do governo Trump têm pesado no tabuleiro geopolítico. Com economias estagnadas e a Europa priorizando gastos com defesa, alguns membros da União Europeia têm pressionado pela desaceleração da agenda verde.
Países como França, Alemanha e Polônia devem se reunir para uma cúpula no final de outubro para debater as metas climáticas. Com isso, restarão apenas algumas semanas entre uma possível NDC e a COP30, o que traz desvantagens para que outros países avaliem a qualidade das metas e possam debater na reunião em Belém. Até o momento, apenas 60 dos 195 países membros do Acordo de Paris entregaram suas NDCs – no ano em que o acordo climático completa 10 anos, destacam Folha e UOL.



