Verão mais quente da história causa recorde de pessoas internadas por calor no Japão

Dados preliminares apontam que mais de 100 mil pessoas foram levadas a hospitais de maio a setembro devido à insolação.
2 de outubro de 2025
domo de calor leste EUA tempestade tropical 2024 sul
rawpixel

O calor e o número de internações devido à insolação bateram recorde no Japão este ano. Segundo dados preliminares da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do país, mais de 100 mil pessoas foram internadas devido às altas temperaturas entre 1º de maio e 28 de setembro.

Este é o maior número já registrado. Mais da metade dos casos aconteceram com idosos com 65 anos ou mais. Do total, 116 pacientes morreram e outros 36.448 desenvolveram sintomas que exigiram internação, informa a NHK. A temperatura também bateu recorde duas vezes este ano, sendo a maior desde o início dos registros em 1898.

Como destaca o Japan Times, as ondas de calor ao redor do mundo devem se tornar mais fortes e mortais com o aumento das mudanças climáticas. Em agosto, autoridades do governo japonês se comprometeram a reforçar a saúde pública perante o desafio das altas temperaturas.

Foram instalados mais aparelhos de ar-condicionado em ginásios escolares e centrais de resfriamento em espaços comuns como bibliotecas. Para trabalhadores, novas regras entraram em vigor, exigindo que empregadores tomem medidas adequadas para proteger seus trabalhadores das temperaturas extremas, conta o Bloomberg.

A insolação pode causar danos graves aos órgãos se não for tratada rapidamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorreram quase meio milhão de mortes devido ao calor excessivo por ano, entre 2000 e 2019. 

  • Em tempo: O Oceano Pacífico na costa oeste dos Estados Unidos está passando pela sua 4ª maior onda de calor marinha desde o início dos registros em 1982. O calor anormal tem se tornado tema recorrente na região desde 2010. Um dos eventos mais chocantes foi o The Blob, uma enorme onda de calor marinho que se estendeu, por três anos, do Golfo do Alasca ao sul da Califórnia. A bolha teve impactos catastróficos na vida marinha e nos ecossistemas da região. Washington Post, Mongabay e RFI trazem mais informações.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar