Rondônia cancela multa à JBS por gado em área desmatada da Amazônia

Além de anular punição, a decisão pode comprometer outras ações judiciais e deixar impunes quem se beneficia do desmate.
9 de outubro de 2025
rondônia multa jbs gado área desmatada amazônia prancheta 1
Alexandre Cruz Noronha/Amazônia Real

O governo de Rondônia invalidou uma investigação de quatro anos que resultou em condenação e multa de R$ 2 milhões à JBS por compra de gado criado em Unidades de Conservação. Segundo o procurador-geral do estado, Thiago Alencar, a multa foi indevida, pois a operação ocorreu antes de 2022 – quando a legislação punia apenas ações diretas de desmatamento, e não condutas indiretas, como a aquisição de gado de área desmatada feita pela empresa.

Ao todo, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) moveu cerca de 50 ações contra frigoríficos por adquirirem milhares de cabeças de gado de fazendas localizadas na Reserva Extrativista (RESEX) Jaci-Paraná entre 2017 e 2021. Além da JBS, a lista inclui MBRF Global Foods e Minerva. As ações demandam cerca de R$ 690 milhões para restaurar parte dos 150 mil hectares desmatados ilegalmente e para combater crimes ambientais, detalha Fabiano Maisonnave para a Bloomberg.

A decisão anula o parecer do diretor da Procuradoria Ambiental da PGE, Aparício Paixão Ribeiro Júnior. Na avaliação de Ribeiro Júnior, a legislação anterior a 2022 responsabilizava não apenas quem causava o dano ambiental, mas também quem lucrava com ele – caso da JBS.

A anulação da multa expõe a dificuldade da aplicação de penalidades na cadeia da carne, o principal vetor do desmatamento no país. Segundo a InvestNews, a decisão enfraquece as ações judiciais em Rondônia e pode comprometer uma investigação mais ampla já realizada sobre a ligação direta de frigoríficos à criação de gado dentro de UCs na região.

Hoje, os pastos somam 150.000 hectares  na RESEX Jaci-Paraná, uma área do tamanho da cidade de São Paulo onde vivem mais de 200 mil cabeças de gado. A UC deveria ser destinada apenas ao uso sustentável de seringueiros e coletores de castanha. Mas os bois estão dominando a paisagem.

A JBS responde a cinco ações públicas por suposta compra de gado vindo da RESEX, além de ter sido multada 11 vezes por esse motivo. A empresa também coleciona processos em outras áreas, como o envolvimento com trabalho análogo à escravidão.

Segundo a acusação, funcionários terceirizados trabalhavam horas acima do permitido pela legislação e eram submetidos a outras condições degradantes, como alimentação com frangos considerados fora do padrão de qualidade pela própria JBS. Eles também eram forçados a assumir dívidas com o transporte até a propriedade.

No entanto, por uma decisão no mínimo peculiar do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a JBS pode ficar fora da “lista suja” do trabalho escravo. A lista elenca as empresas autuadas por submeter trabalhadores a condições análogas às de escravidão no Brasil.

  • Em tempo: Depois da JBS, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) livrou mais uma empresa da lista suja do trabalho escravo, e em menos de um mês entre as decisões, informa a Repórter Brasil. Em novembro de 2023, um trabalhador da Agropecuária Santa Colomba denunciou ter sido torturado por seguranças da empresa, que foi fiscalizada e autuada por trabalho escravo. Na 5ª feira retrasada (2/10), Francisco Macena da Silva, secretário executivo da pasta, atuando como ministro substituto, acolheu o pedido da empresa e assumiu para si a competência de decidir sobre a atuação. Questionado, o MTE respondeu que a conduta do ministro e sua assessoria técnica "está plenamente inserida nos limites legais e administrativos, sem qualquer conotação política ou desvio de finalidade”.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar