Após ameaça dos parlamentares, governo agiliza licenciamento ambiental especial

Criação de câmara para avaliar projetos “estratégicos” pode agilizar efetivação da Licença Ambiental Especial.
17 de outubro de 2025
ameaça parlamentares licenciamento ambiental especial prancheta 1
Reprodução/Piatã FM

O presidente Lula assinou na 4ª feira (15/10) o Decreto nº 12.673, que dispõe sobre o funcionamento do Conselho de Governo e cria a Câmara de Atividades e Empreendimentos Estratégicos. É mais um passo para a efetivação da Licença Ambiental Especial (LAE), proposta que limita a um ano a análise de licenças para projetos considerados “estratégicos” por esse conselho governamental, mesmo que tais empreendimentos sejam de alto impacto ambiental.

A LAE foi inserida no PL da Devastação (hoje Lei nº 15.190/2025) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Lula vetou a proposta no texto do projeto de lei, mas a colocou numa medida provisória. Ou seja, a licença já está em vigor. Mas para que esta validade perdure é preciso tanto que a MP seja votada por Câmara e Senado – que já inseriram mais de 800 emendas ao texto – como que se criem as estruturas que vão avaliar os empreendimentos elegíveis a esse modelo de licenciamento.

É essa segunda parte que o decreto resolve, informam SBT, Vero Notícias, Metrópoles, Diário do Centro do Mundo, Brasil 247 e Jornal de Brasília. O texto determina que apenas ministérios que integram o colegiado poderão apresentar propostas, acompanhadas de parecer técnico.

A estrutura será coordenada pela Casa Civil e integrada por 11 pastas. Entre elas, estão os ministérios do Meio Ambiente; Minas e Energia; Transportes; Integração e Desenvolvimento Regional; Povos Indígenas; Cultura; Saúde; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e Portos e Aeroportos. O grupo também contará com a Advocacia-Geral da União.

Além de criar a câmara, o decreto consolida o funcionamento do Conselho de Governo responsável por assessorar Lula na formulação de diretrizes de ação governamental em temas de alta complexidade e relevância nacional – seja lá o que isso signifique, já que o decreto não traz detalhes. O conselho será presidido pelo chefe do Executivo ou, por delegação, pelo ministro da Casa Civil e reunirá todos os ministros de Estado e o titular do Gabinete da Presidência.

Nosso comentário: temas e projetos de “alta complexidade” deveriam passar por um escrutínio cuidadoso, minucioso e exigente, coisa que será impossível fazer em um único ano.

Com o Congresso ameaçando derrubar os vetos de Lula ao PL da Devastação, o decreto da LAE “afagou” Alcolumbre, que, em troca, adiou a análise sem nova data. No Amapá, base eleitoral do senador, a nova licença cai como uma luva para tentar facilitar a exploração de combustíveis fósseis na bacia da Foz do Amazonas. Além disso, o Poder360 mostrou que pelo menos seis grandes mineradoras também se enquadram na nova lei de “licenciamento express”. Resumindo: porteira aberta para “boiadas” passarem sobre o clima e o meio ambiente.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar