Meta climática da União Europeia continua incerta às vésperas da COP30

Ursula von der Leyen prometeu ajustar principais leis verdes do bloco para garantir apoio à nova NDC, mas ainda há mais dúvidas que certezas.
20 de outubro de 2025
união europeia metas climáticas
European Parliament flickr

A cerca de 20 dias da COP30, a nova meta da União Europeia para o Acordo de Paris ainda é uma incógnita. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu ajustar as principais leis verdes do bloco para garantir apoio à nova NDC. Mas um documento mostra que ainda há mais dúvidas do que certezas nessa tarefa.

Em carta enviada ontem (20/10) aos líderes do bloco, Ursula afirmou que a UE ainda pode diluir algumas de suas políticas climáticas como parte de sua agenda de simplificação, mas isso não impedirá o avanço em tecnologias limpas e a luta contra as mudanças climáticas, informam Euractiv e POLITICO. O documento foi divulgado na véspera de uma reunião de ministros do meio ambiente em Luxemburgo e poucos dias antes dos chefes de Estado e de governo discutirem o caminho para reduzir as emissões do bloco pós-2030.

Contudo, um documento interno visto pela Euractiv comprova que a posição sobre a meta climática do bloco para 2040 ainda é incerta. “Aumentar a competitividade da União e promover a transição verde são objetivos que se reforçam mutuamente e que devem ser perseguidos em conjunto”, lê-se no último rascunho, datado de 13 de outubro. Mas não há menção sobre a aprovação ou não da NDC, que deve propor a redução das emissões do bloco para um décimo dos níveis de 1990 até o final da próxima década. Em vez disso, apela à Comissão Europeia para que estabeleça “a estrutura necessária para apoiar a indústria e os cidadãos europeus durante toda a transição”.

A proposta de NDC em análise permite que os países terceirizem até 3 pontos percentuais dessa meta climática comprando créditos de carbono de outras nações, em vez de reduzir emissões com medidas nacionais. Mas até mesmo essa possibilidade está cercada de incertezas.

Um sistema de comércio de emissões para edifícios e transporte rodoviário deve entrar em vigor em 2027 na UE. Mas a proposta, que será anunciada hoje (21/10) pelo chefe do clima do bloco, Wopke Hoekstra,  tem sido criticada por muitos Estados-membros, por preocupações quanto a um aumento acentuado após sua implementação, informa a Bloomberg.

  • Em tempo: Outro grande emissor global em dívida com sua NDC para a COP30 é a Índia. Segundo um rascunho do plano do governo indiano visto pela Bloomberg, o país precisará de até US$ 21 trilhões para atingir suas metas climáticas e tirar sua população da pobreza. A estimativa oferece um primeiro vislumbre de como a Índia pretende atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2070. O cenário atualizado implica atingir o pico de emissões em 2045, uma década antes da trajetória atual.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar