
O conselho diretor do Banco Mundial aprovou na última 3ª feira (21/10) a designação da instituição como gestora interina do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado pelo Brasil na COP30. Além da administração do Fundo, o Banco Mundial também servirá como anfitrião temporário e trustee, repassando os recursos gerados pelo TFFF aos governos participantes.
Uma das prioridades políticas do Brasil na COP30 de Belém, o TFFF pretende mobilizar US$ 125 bilhões de fontes públicas e privadas ao redor do mundo, para aplicação em uma carteira diversificada de ativos de renda fixa de longo prazo administrada por gestores internacionais.
Os rendimentos serão canalizados para os países com florestas tropicais que atendam a um conjunto de regras, como taxa de desmatamento inferior à média global, com parte dos recursos destinados a Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.
A decisão foi celebrada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um dos principais articuladores da criação do TFFF. “A decisão do Banco Mundial transforma o TFFF de uma ideia em uma realidade plenamente operacional. (…) Por meio de um processo técnico rigoroso e transparente, o Banco forneceu a credibilidade e a estrutura necessárias para tornar essa inovação possível”, afirmou.
Em setembro, o Brasil anunciou a aplicação de US$ 1 bilhão no TFFF, com a expectativa de que outros governos façam o mesmo até o lançamento do fundo na COP30. Como o g1 destacou, países como Alemanha, Emirados Árabes Unidos, França, Noruega e Reino Unido já sinalizaram interesse em investir na iniciativa, mas ainda não formalizaram nenhuma aplicação. Além do Brasil, outros cinco países que possuem florestas tropicais integram o TFFF: Colômbia, Gana, Indonésia, Malásia e República Democrática do Congo.
A confirmação do Banco Mundial como gestor e anfitrião interino do TFFF teve grande repercussão na imprensa, com matérias em Capital Reset, Climate Home, CNN Brasil, Correio Braziliense, Estadão, Exame, Folha, Pará Terra Boa, Poder360, SBT, Valor e VEJA, entre outros.



