STF suspende todos os processos sobre a Moratória da Soja

Até a decisão da corte, também ficam suspensos o inquérito e o processo administrativo do CADE.
6 de novembro de 2025
stf processos moratória da soja
Vinícius Mendonça/Ibama

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu na 4ª feira (5/11) todos os processos envolvendo a Moratória da Soja. A decisão também paralisa o inquérito aberto no dia anterior pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) contra 15 executivos de tradings por suspeita de cartel.

O pedido de tutela provisória foi feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE). A decisão de Dino já está valendo, mas deve passar por aprovação dos demais ministros do STF em plenário virtual, que deve ocorrer entre 14 e 25 de novembro, conta a Folha.

A Moratória da Soja, acordo entre empresas de grãos criado em 2006 para impedir a compra da produção de áreas desmatadas da Amazônia, é contestada por parte de produtores e associações do setor, como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja). A alegação é que se trata de uma forma de cartel, na qual empresas do setor combinam preços e excluem concorrentes.

Segundo o ministro do STF, o tema é analisado em três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) na corte. Por isso, não seria “adequado” discuti-lo em instâncias inferiores ou administrativas, informa O Globo.

Com a decisão, estão suspensos um inquérito e um processo administrativo do CADE, além de processos que tramitam no Mato Grosso e em São Paulo. Um, em especial, foi aberto na 3ª feira (4/11) para investigar 15 executivos e dirigentes de grandes tradings e associações do agronegócio por suspeita de formação de cartel no âmbito da Moratória da Soja, lembra o Estadão.

De acordo com a Superintendência-Geral (SG) do CADE, uma série de e-mails trocados entre 2019 e 2024 demonstra a comunicação entre funcionários de alto escalão de empresas signatárias do acordo e membros de associações responsáveis pela operação e viabilização da moratória. Os concorrentes teriam feito reuniões e tomado decisões conjuntas para definir procedimentos de embargo, auditoria e liberação de produtos, informam IstoÉ Dinheiro e Vero Notícias.

Na 2ª feira (3/11), ministros do STF decidiram manter a constitucionalidade da Lei nº 12.709/2024 do Mato Grosso, que veda a concessão de incentivos fiscais estaduais a empresas que integram o acordo. Cinco ministros seguiram o voto do relator, o ministro Flávio Dino, segundo Globo Rural e Canal Rural.

Investing, CNN Brasil e Globo Rural também falaram sobre a decisão de suspensão de processos contra a Moratória da Soja.

  • Em tempo 1: Após dizer na 2ª feira (3/11) que a discussão sobre o Plano Clima da Agropecuária para mitigação seria retomada após a COP30, o ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, voltou atrás e disse que levará a questão para o presidente Lula. O impasse principal está nas emissões do desmatamento - posto na proposta original na conta do setor, com o que entidades do agronegócio e o próprio MAPA não concordam. A pasta deseja deixar apenas as emissões da própria atividade, retirando a parte do desmate. Na 6ª feira (7/11), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) apresentará um manifesto sobre a COP 30 e o Plano Clima no Senado Federal. Uma carta será entregue à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), contam Estadão, IstoÉ Dinheiro e Broadcast.

  • Em tempo 2: Como a pecuária na Amazônia corre atrás da agenda climática? O Estadão lembra o aumento de pastos e do desmatamento nas últimas décadas no Pará — atividades que se interligam. No entanto, o endurecimento de leis, a pressão do mercado europeu contra produtos oriundos de áreas desmatadas e as mudanças climáticas têm feito a pecuária sem preocupações ambientais perder espaço. "Não é por amor, mas por dor", conta um pecuarista.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar