Cientistas produzirão estudos sobre meios para eliminar combustíveis fósseis

Painel se compromete a produzir relatórios anuais para apontar caminhos para descarbonização; primeiro relatório será lançado na COP31.
21 de novembro de 2025
cop30 cientistas cobram
Ueslei Marcelino/COP30

Cientistas do Planetary Science da COP30 se comprometeram a produzir relatórios sobre como apressar a eliminação dos combustíveis fósseis nos próximos anos. A provocação para a produção dos estudos foi feita pela diretora-executiva da COP30, Ana Toni, contou o cientista Carlos Nobre, que colidera o pavilhão científico.

Segundo Nobre, a ideia é convidar cerca de 100 pesquisadores de todo o mundo para produzir os materiais. O primeiro relatório deve ser entregue na COP31, que acontecerá na Turquia, em 2026, mas cujas negociações estarão a cargo da Austrália.

“O painel fará toda uma análise do que a ciência já está mostrando, quão rápida pode ser a transição energética e, lógico, o caminho para zerar rapidamente os combustíveis fósseis. A ideia é fazer um sumário do que a ciência diz e depois produzir um relatório com um conjunto de recomendações para a implementação de soluções”, explica Nobre. As evidências disponíveis sobre o tema devem ser entregues nos moldes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), informam Folha e Jornal de Brasília.

Quanto ao impasse atual para o avanço da transição energética, o cientista aponta financiamento e escala como pontos de entrave. Enquanto as nações desenvolvidas pressionam por maior compromisso dos países em desenvolvimento em suas metas climáticas, estes querem mais dinheiro para descarbonização. Valores que os países desenvolvidos não querem repassar.

Quanto à posição do Brasil nesse processo, Nobre afirma que o país seria muito bom para “industrializar” a transição para energias renováveis. “O Brasil poderia ser um grande produtor de painéis solares e de aerogeradores eólicos”, avalia.

Sobre a ideia do presidente Lula de criar um fundo nacional para a transição energética com recursos dos combustíveis fósseis, Nobre é categórico. “A mensagem não é de que os combustíveis fósseis são importantes para fazer a transição energética, nenhum de nós da ciência coloca esse ponto”, diz. “Vamos torcer para que o presidente Lula tenha prestado atenção no que a ciência toda está colocando, que temos de zerar rapidamente os combustíveis fósseis.”

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar