E segue o desmonte da área ambiental do governo federal

14 de julho de 2019

Bolsonaro voltou a sonhar com a transformação de Angra dos Reis em uma ‘Cancún’ brasileira por meio da revogação da lei que criou a Estação Ecológica de Tamoios, lá onde ele foi pego pescando ilegalmente. Bolsonaro tem uma propriedade em um condomínio de Angra. A Estação Tamoios fica na zona de amortecimento da região de Paraty e Ilha Grande, que acaba de virar Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco. A notícia saiu n’O Globo.

O Estadão deu conta da nomeação pelo ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, da jovem Maira Santos de Souza, 25 anos, para a chefia do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. A moça é engenheira agrônoma e trabalha na produção de arroz e soja na propriedade de sua família. O deputado Alceu Moreira, líder da bancada ruralista, disse ter conversado com o ministro: “Esse parque desrespeitou a área dos produtores que moram lá há 200 anos e que não receberam indenização. Não tem plano de manejo. É uma perseguição completa. Agora tem uma pessoa que é da região e que entende o que é necessário”.

Na sua coluna na Folha da semana passada, Marcelo Leite contou a história de um fungo ‘malvado’ que come formigas por dentro e ainda as fazem ajudar na proliferação de seus esporos. Perto do final de suas vidas, as formigas se tornam verdadeiras zumbis: “Não pude evitar pensar que a malvadeza do fungo tem paralelos com o que acontece no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e noutras repartições e escalões do governo Jair Bolsonaro. Por exemplo, no ataque concertado contra o Fundo Amazônia. Um fungo ideológico penetrou na cabeça desse povo, que circula freneticamente pela capital e deixa o formigueiro ministerial em petição de miséria. Que outra razão haverá para a missão suicida de abrir mão dos bilhões aportados por Noruega e Alemanha ao Fundo? (…) Há uma diferença essencial com o fungo, porém. Enquanto o fungo busca mais luz, os parasitas engravatados e fardados que vão destruir a Floresta Amazônica, a pretexto de salvá-la dos estrangeiros e ambientalistas, só vicejam na penumbra dos corredores palacianos.”

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar