INMET alerta para perigo com onda de calor em quatro estados

Temperatura passa dos 40°C em municípios do Sudeste; região Sul tem alerta de tempestade.
13 de janeiro de 2026
inmet perigo onda de calor
Tânia Rego/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta de risco à saúde devido às altas temperaturas provocadas por uma onda de calor nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O aviso alerta para temperaturas até 5°C acima da média e é válido até as 23h59 de hoje (14/01).

Como relata o Brasil 247, na 2ª feira (12/01) o município de São Sebastião, no litoral norte paulista, registrou 41,8°C; já o Rio de Janeiro marcou 41°C na 3ª feira (13/01), o dia mais quente deste verão até agora. Em meio à onda de calor, moradores das zonas Norte e Sudeste da capital fluminense ficaram sem energia elétrica, recorrendo às redes para descrever o desconforto e descaso, descreve O Globo.

O INMET também alertou para chuvas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, nos estados do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. Na região Sul, o alerta é laranja devido ao risco de tempestades. Há riscos de ventos de até 100 km/h, queda de granizo e interrupção de fornecimento de energia elétrica, detalham Estadão e Metrópoles.

Como a Folha destaca, as temperaturas de janeiro estão sendo 1,4°C mais altas do que a média climatológica na cidade de São Paulo, considerando o período de 1991 a 2020. No Ecodebate, Henrique Cortez, jornalista e ambientalista, alerta para uma realidade em que as ondas de calor se tornaram persistentes e expõe as fragilidades estruturais das cidades. Cortez lembra que no verão europeu de 2025, o calor extremo foi responsável por 2.300 mortes no continente.

Espaços como o Largo da Carioca (RJ) e o Vale do Anhangabaú (SP) se tornam “armadilhas térmicas fatais”, especialmente para trabalhadores e moradores da região. São necessárias medidas de adaptação urgentes nas cidades, como rede de hidratação pública, arborização maciça, implementação de tecnologias que reduzam a absorção de calor, como telhados frios, e políticas inclusivas de proteção, como abrigos climatizados e campanhas educativas sobre protocolos de emergência para populações vulneráveis.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar