PF destrói equipamentos do garimpo ilegal em território Kayapó no PA

Aparelhos celulares foram apreendidos e submetidos à perícia, e a polícia identificou indícios de propriedade dos maquinários inutilizados.
19 de janeiro de 2026
pf equipamentos garimpo ilegal território kayapó pa
Divulgação / PF

A Polícia Federal e a FUNAI realizaram na 6ª feira (16/1) uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Kayapó, em Redenção, no sudeste do Pará. A atividade integra uma ação permanente de combate ao garimpo ilegal em TIs na região, informa a CNN Brasil.

Os agentes da PF destruíram uma escavadeira hidráulica, uma balsa, motores estacionários, acampamentos usados pelos garimpeiros e motocicletas. Os equipamentos eram utilizados na extração de ouro ilegal no leito e nas margens do Rio Branco, um dos principais cursos d’água que cortam a região, detalha o Diário do Estado.

Segundo a PF, foram identificados indícios de propriedade dos maquinários inutilizados. Além disso, aparelhos celulares foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica. Os responsáveis responderão por crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais e associação criminosa.

A operação também foi noticiada por Rádio Itatiaia, Revista Cenarium e g1.

  • Em tempo: Dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) mostram que, entre março de 2024 e janeiro de 2026, houve uma redução de 99% do garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Yanomami. O CENSIPAM monitora a região por meio de imagens de satélite e sistemas de inteligência. Nesse período, o governo federal realizou 9 mil operações na TI, causando à estrutura econômica da atividade um prejuízo estimado em mais de R$ 642 milhões. Foram inutilizadas 45 aeronaves, 77 pistas de pouso clandestinas e 762 acampamentos, além da apreensão de combustíveis, motores, embarcações e outros equipamentos utilizados na atividade garimpeira. No período de maior pressão, em 2024, o garimpo ilegal chegou a ocupar 4.570 hectares da TI. Ao final de 2025, a área de garimpo ativo havia sido reduzida para 56,13 hectares. Correio Braziliense e Carta Capital dão mais detalhes.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar