Metade das emissões de 2024 foi causada por 32 empresas de combustíveis fósseis

Emissões de carbono estão diretamente vinculadas a dezenas de ondas de calor mortais e a trilhões de dólares em perdas econômicas associadas.
21 de janeiro de 2026
Países ricos subsídios energia fóssil
Canva Magic Studio

Se fosse um país, a Saudi Aramco seria o quinto maior emissor de carbono do mundo, responsável por 1,7 bilhão de toneladas de CO2 em 2024. Ela integra o seleto e apocalíptico grupo das 32 empresas de combustíveis fósseis responsáveis por metade das emissões globais de dióxido de carbono que impulsionaram a crise climática em 2024.

Os dados são do novo estudo da organização britânica InfluenceMap, que mantém, desde 2013, o banco de dados Carbon Majors. O relatório deste ano traz insights sobre o perfil dos principais poluidores globais: em relação à análise anterior, o número de empresas caiu de 36 para 32.

Quanto às produtoras estatais, as de países como Arábia Saudita, Rússia, China, Irã, Emirados Árabes e Índia representam 17 das 20 maiores poluidoras, o que ressalta as barreiras políticas ao combate às mudanças climáticas, comenta o Guardian. Entre as empresas de capital aberto, a líder em emissões foi a ExxonMobil, que gerou 610 milhões de toneladas de CO2, valor superior ao da Coreia do Sul.

“Esta análise recente reforça uma dura realidade: um grupo poderoso e concentrado de empresas de combustíveis fósseis não só domina as emissões globais, como também sabota ativamente as ações climáticas e enfraquece a ambição dos governos”, afirmou Tzeporah Berman, da Iniciativa do Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis (FNPTI).

Desde a queda forçada das emissões causadas pela COVID-19, a queima contínua de combustíveis fósseis tem atingido níveis recorde a cada ano. Ainda segundo os dados do Carbon Majors, as emissões de carbono das maiores empresas fósseis do mundo estão diretamente vinculadas a dezenas de ondas de calor mortais.

Essas atividades também provocaram perdas de trilhões de dólares relacionadas ao calor extremo – cenários que não seriam possíveis sem o aumento da temperatura global, destacam Carbon Pulse e El País.

Edie, Business Green, Blog do Pedlowski e Executive Digest também noticiaram sobre as emissões vinculadas às 32 empresas de combustíveis fósseis.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar