Vendas de carros elétricos na UE superam a de veículos a gasolina pela 1ª vez

Vendas de carros no bloco cresceram pelo 3º ano consecutivo, com os consumidores adquirindo modelos elétricos e híbridos mais acessíveis.
27 de janeiro de 2026
veículos elétricos ue
Divulgação Volkswagen

Dezembro de 2025 pode ter sido uma virada de chave no mercado automobilístico da União Europeia (UE). No mês passado, pela primeira vez, as vendas de carros 100% elétricos superaram as de veículos movidos exclusivamente a gasolina, mostram dados da European Automobile Manufacturers Association (ACEA) divulgados na 3ª feira (27/1).

Os dados da ACEA evidenciam como o bloco está indo lentamente em direção a veículos elétricos e híbridos, destaca a Reuters, mesmo com a proposta dos governos da UE de afrouxar normas de emissões. O bloco está prestes a adiar sua proibição da venda de novos veículos com motor a combustão interna movidos a gasolina e a diesel em cinco anos, de 2035 para 2040.

Os veículos totalmente elétricos representaram 22,6% dos carros registrados na UE no mês passado, superando os carros a gasolina, com 22,5%. Os híbridos gasolina-elétricos, incluindo os híbridos plug-in que podem percorrer distâncias limitadas apenas com energia da bateria, foram o principal grupo, com 44%.

No mercado europeu em geral, que inclui a Grã-Bretanha e a Noruega, as vendas de automóveis registraram o 6º mês consecutivo de crescimento em relação ao ano anterior. Marcas chinesas como a BYD, Changan e Geely estão intensificando a concorrência na eletrificação veicular, mesmo com montadoras do bloco, como a Volkswagen e a BMW, lançando novos modelos de veículos elétricos.

No balanço de 2025, as vendas gerais de automóveis na UE cresceram pelo 3º ano consecutivo, à medida que os consumidores adquiriram modelos elétricos e híbridos com preços mais acessíveis, explica a Bloomberg. Os registros de veículos novos subiram 2,4%, para 13,3 milhões de unidades, após mais uma recuperação em dezembro, informou a ACEA.

Investing.com e TradingView também repercutiram as vendas de VEs na União Europeia.

  • Em tempo: A Tesla, de Elon Musk, ex-queridinho de Donald Trump, vendeu 27% menos carros elétricos na Europa em 2025 do que no ano anterior, totalizando 238.656 unidades. Já os VEs novos da chinesa BYD mais que triplicaram, fechando 2025 com 187.657 unidades, segundo a European Automobile Manufacturers Association (ACEA). Embora a BYD ainda tenha vendido menos do que a Tesla, os números indicam caminhos opostos para duas importantes fabricantes de veículos elétricos. A BYD experimentou uma ascensão meteórica no continente graças à sua linha relativamente barata de VEs e híbridos. Já a Tesla teve que lidar com as consequências do envolvimento de Musk com o governo Trump, afetando o sentimento dos compradores. As vendas globais da montadora caíram 9% em 2025 e 16% no quarto trimestre em comparação com o ano anterior. A “cereja do bolo” foi que a Tesla perdeu a liderança da fabricação mundial de VEs para a BYD, informa o Valor.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar