Número de pessoas vivendo sob calor extremo dobrará com temperatura 2°C maior

Maior mudança ocorrerá no início da trajetória de aquecimento, próximo a 1,5°C, e Brasil é uma das áreas mais afetadas.
27 de janeiro de 2026
calor extremo
Gerd Altmann/Pixabay

Quase 3,8 bilhões de pessoas poderão enfrentar o calor extremo até 2050 caso a temperatura do planeta continue subindo e chegue a 2oC acima dos níveis pré-industriais, aponta um estudo publicado na Nature. O número é o dobro da medição de 2010 e representa 41% da população mundial.

A maioria das pessoas afetadas estará em países asiáticos como Indonésia, Bangladesh e Índia, mas o calor extremo também afetará populações de nações africanas, como Nigéria, Sudão do Sul e Laos. O Brasil também é listado pelos autores, que afirmam que nenhuma região escapará do impacto. Mesmo no Hemisfério Norte, os países terão dificuldade de se adaptar, pelo ambiente construído ser projetado principalmente para lidar com o clima mais frio.

Como o Guardian destaca, o estudo é o mais detalhado até o momento sobre a extensão e a velocidade com que diferentes regiões do mundo enfrentam temperaturas extremas à medida que chegamos ao limite de 1,5°C do Acordo de Paris. Muitos cientistas acreditam que, se as emissões de combustíveis fósseis seguirem aumentando, o mundo chegará aos 2°C em meados do século.

A surpresa maior apresentada pelos modelos computacionais utilizados na pesquisa é que a maior mudança ocorrerá no início da trajetória de aquecimento, perto de 1,5°C – ou seja, ainda nesta década. O que reforça a urgência de medidas de adaptação em áreas como saúde, economia e sistemas energéticos, destacam AFP e Business Green.

“Ultrapassar o limite de 1,5°C terá um impacto sem precedentes em tudo, da educação e saúde à migração e agricultura. O desenvolvimento sustentável com emissões líquidas zero continua sendo o único caminho comprovado para reverter essa tendência de dias cada vez mais quentes. É imprescindível que os políticos retomem a iniciativa nesse sentido”, disse uma das autoras do artigo, Radhika Khosla, da Smith School of Enterprise and the Environment da Universidade de Oxford.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar